Legado de Luiza Bairros é tema de roda de conversa organizada pela ASSUFRGS
Nesta sexta-feira (08), ocorreu a Roda de Conversa com o tema “Luiza Bairros e os Programas de Ações Afirmativas nas IFEs“. A atividade começou às 15h e teve como mediadora a Dra. Maria Conceição Lopes Fontoura (TAE/UFRGS). A Coordenadora-geral Laís Magbel, junto com a Coordenadora licenciada Tamyres Filgueira marcaram presença no evento.
A Roda de debate tinha como objetivo resgatar os vários processos de luta que Luiza Bairros travou, seja de forma pública ou interna, por meio de articulações, para alcançar conquistas como as leis de cotas. A Prof. Ceres Marisa, trouxe, de forma resumida, o histórico das ações Afirmativas ( Índia, EUA e Brasil). Falou também sobre os riscos que essas políticas públicas sofrem com a revisão da Lei de Cotas em 2022, sobre o impacto das cotas na universidade e na vida dos jovens negros.
Gaúcha, Luiza Bairros se formou em Administração Pública de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1975, iniciou sua militância política no movimento estudantil em plena ditadura militar no Brasil. Integrou o Diretório Acadêmico da Faculdade de Ciências Econômicas da UFGRS participando das ações que na época buscavam rearticular a União Nacional dos Estudantes (UNE). “Aqui, no nosso estado, é nossa obrigação fazer com que a história de Luiza seja lembrada!” Ressaltou Tamyres.