UFRGS é classificada como a 8° melhor universidade da América Latina

Um levantamento divulgado pela revista inglesa Times Higher Education, revelou que 14 universidade brasileiras estão entre as 20 melhores Instituições de Ensino Superior da América Latina.

A USP (Universidade de São Paulo) é a brasileira mais bem colocada no ranking –aparece em 2º lugar pelo 6º ano consecutivo. Está atrás apenas da PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Chile, que lidera sucessivamente desde 2018.

A UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) está na oitava posição. Já na lista das melhores do país, a UFRGS se encontra no 5° lugar neste ano de 2022. Em 2021, estava em 8°. O país teve desempenho superior à média latino-americana na maioria das avaliações, exceto em impacto de citações e métricas internacionais, como estudantes estrangeiros e cooperação com outras universidades pelo mundo. A alta foi puxada por uma melhora na qualidade e quantidade de pesquisas.

Ao analisar a lista das melhores universidades, é possível perceber a presença massiva de instituições de ensino público. A USP( Universidade de São Paulo) lidera o ranking como a melhor do país. Mesmo com toda a política de desmonte e sucateamento da educação pública que a atual governança vem realizando, nossas universidades federais seguem como as melhores do Brasil. As universidades públicas são enormes potencializadores sociais, e se priorizadas e valorizadas, trariam avanços sociais imediatos ao país. Por isso, fazemos questão de sempre ressaltar a importância de protegermos a educação pública gratuita e de qualidade.

___________________________________________

FONTE: Poder 360