Porto Alegre recebe a parada do luta LGBTQIA+ neste domingo

Neste domingo, 17 de julho, Porto Alegre coloriu suas ruas para celebrar o orgulho e a trajetória de luta da comunidade LGBTQIA+. A concentração começou às 12h no Largo dos Açorianos, junto à “Ponte de Pedra” e os participantes saíam do local às 15h em caminhada em direção à Orla do Gasômetro.

O evento estava marcado para ocorrer no dia 7 de julho, mas foi adiado em razão do mau tempo.

A Parada de Luta é realizada em Porto Alegre desde 2007. Ela foi criada para ocorrer paralelamente à Parada Livre e ter um tom mais político e de protesto. Originalmente, ela ocorria na semana do dia 28 de junho, data celebrada mundialmente como Dia do Orgulho LGBT em memória aos protestos ocorridos depois da repressão no bar Stonewall Inn, no Estados Unidos, em 1969.

A Secretaria da Saúde esteve presente com a unidade móvel Fique Sabendo para realizar testes rápidos e gratuitos de HIV, sífilis e hepatites B e C, além da distribuição de preservativos e lubrificantes, promovendo os cuidados com a saúde da comunidade que é a que mais sofre de doenças preveníveis.

Muito mais que aceitar e respeitar as formas de amor, a parada de luta visa a emancipação LGBTQIA+ e seu acesso à diretos e vida digna!

Fonte: Sul21

Foto: Guilherme Santos