Alunos do IFCH organizam abaixo-assinado em defesa da jornada flexibilizada na UFRGS
Os alunos do Centro de Estudantes de Ciências Sociais – CECS – IFCH/UFRGS criaram um abaixo-assinado exigindo a jornada flexibilizada dos técnicos-administrativos em educação da UFRGS.
Essa iniciativa surgiu a partir da mudança do horário de funcionamento da Biblioteca de Ciências Sociais e Humanas (BIBCSH), que ocorre das 8h30 às 18h30. O problema é que esse horário de atendimento não contempla os alunos que trabalham durante o dia e estudam à noite, impedindo estudantes de utilizarem a Biblioteca e terem acesso aos seus serviços.
Os estudantes ressaltam que essa mudança de horário nada tem a ver com os servidores da BIBCSH, mas sim com o reitor que vem buscando a todo custo sucatear a Universidade, precarizar cada vez os servidores e diminuir o acesso e permanência dos estudantes.
A flexibilização dos servidores foi aprovada em 2015 pelo CONSUN, permitindo que os trabalhadores que atuassem em setores com demanda de atendimento ao público de pelo menos 12h pudessem se organizar em turnos/escalas de 6h. Era assim que a BIBCSH operava, até o mês de julho, quando o reitor decidiu retirar sua permissão para a flexibilização da jornada de trabalho.
As decisões do Reitor Interventor estão afetando não somente aos servidores mas no dia a dia dos estudantes também, não podemos permitir que os Técnicos-administrativos em Educação percam seus direitos já garantidos e que os alunos não consigam acessar os livros e espaços de estudo que a universidade oferece.
Os alunos ainda lembram que a mobilização da universidade acadêmica foi capaz de expulsar o neonazista de dentro da UFRGS e que mais uma vez ela será capaz de solucionar esse novo problema, por isso é muito importante a assinatura de todos neste documento.
Participe, contribua e ajude a melhorar o espaço universitário para aqueles que trabalham e estudam!