Empresa de Rio das Pedras reduz jornada de trabalho para seis horas e vê produtividade crescer

Em um programa voltado para o bem-estar dos colaboradores, uma empresa de Rio das Pedras (SP) reduziu a jornada de todos, sem reduzir os salários, e, como consequência, percebeu aumento de 25% na produtividade após a mudança.

Os primeiros a experimentarem esse novo método foram os funcionários da linha de produção. Até então, a produção era feita em três turnos de oito horas, mas a mudança fez com que fosse acrescentado um quarto turno e todos os funcionários do setor passaram a trabalhar por seis horas, sem reduzir o salário. Para isso, também foram contratados novos funcionários.

Depois de reduzir o horário da linha de produção e observar, por quase dois anos, os resultados positivos dessa mudança, a diretoria decidiu ampliar. Este ano, os setores administrativos também foram contemplados. Os funcionários trabalham seis horas diárias, com 15 minutos de intervalo, e não podem, por lei, fazer hora extra. No caso do administrativo, são cinco dias de trabalho por semana. Na linha de produção, são seis. A empresa, que antes oferecia uma refeição, agora fornece um lanche para os colaboradores.

De acordo com a diretora da empresa, a mudança gerou benefícios visíveis para a empresa. A alta de 25% na produtividade trouxe ganhos financeiros, que fez com que conseguisse aumentar o quadro de funcionários de 184 antes da mudança para 302 colaboradores agora.

Os funcionários relatam aprovar o novo método por poderem passar mais tempo com a família, não se sentirem tão cansados e por consequência, estarem mais dispostos para os afazeres, tanto do trabalho, quanto da vida pessoal.

Foto: Agência Brasil

Fonte: G1 portal de Notícias