Inicia nova temporada de espetáculos na Sala Qorpo Santo da UFRGS, com entrada franca

Nesta quarta-feira, dia 17 de agosto, às 19h30, será realizada a primeira apresentação da 19ª temporada de espetáculos do Projeto Teatro, Pesquisa e Extensão (TPE) da UFRGS em 2022. A nova temporada da mostra de teatro universitário será inteiramente presencial, após dois anos de atividades remotas.

Nesta temporada, a Mostra ocorre nos meses de agosto, setembro, novembro e dezembro, e apresenta quatro espetáculos com sessões às quartas-feiras, às 19h30. As peças são apresentadas gratuitamente na Sala Qorpo Santo, Av. Paulo Gama s/n – Campus Centro da  UFRGS, ao lado da Sala Redenção – com reserva de ingressos via Sympla ou na bilheteria do teatro uma hora antes da apresentação.

O primeiro espetáculo encenado é A Jaula, criado pelo Grupo Insubordinado de Pesquisa (GRIPE). Um grupo de pessoas se envolve em diversas atividades e operações relacionadas à construção de estruturas de madeira. Inicialmente instala-se um ambiente alegre e festivo, mas as coisas começam a mudar e um clima mais pesado passa a envolver a todos. “Até que ponto construímos aquilo que nos aprisiona?” é a pergunta central. A Jaula terá sessões também nos dias 24 e 31 de agosto.

Os quatro espetáculos selecionados para a temporada enfocam diversos temas, entre os quais: as relações de poder frente ao estado político, ideológico e social (A jaula); a opressão e o feminismo (Cordões de Cordélia e Sob o véu); e a construção de novos mundos possíveis (Pode ser que seja o Sol). Os espetáculos também apresentam uma variação entre trabalhos mínimos (pouco tempo, elenco pequeno) e trabalhos macros (grande elenco e tempo alargado). “De maneira geral, as quatro peças nos convidam a conhecer um pouco das inquietações dos artistas perante o momento em que vivemos.”

Para acesso à Sala, os protocolos de prevenção COVID-19 são necessários: uso de máscara e apresentação de comprovante vacinal. A programação completa está disponível no site do projeto.

Corte de verbas

Este ano a Mostra TPE será uma das edições mais enxutas de sua história, devido ao corte de 100% do valor dos auxílios dados aos grupos pela PROPESQ. Mesmo com o corte de verbas, a comunidade do Instituto de Artes dará continuidade ao Projeto, que nasceu e cresceu a partir da vontade dos alunos do curso de Teatro de terem um laboratório permanente de experimentação com o público.

Fonte: TPE UFRGS e UFRGS Notícias

Foto em destaque: Qex Bittencourt/Divulgação/ Peça “A Jaula”