Gastos com serviços públicos atingem menor patamar em 26 anos

O Ministério da Economia divulgou os números gastos com o funcionalismo público neste ano. A despesa com pessoal, já chegou a representar 4,2% do Produto Interno Bruto (PIB), porém, até o final deste ano, deverá cair para 3,4%. A quantia representa o menor gasto com servidores públicos nos últimos 26 anos, desde 1997.

Além disso, o governo Bolsonaro diminuiu em 10% o número de servidores em atividade. Quando assumiu a presidência, eram 630 mil trabalhadores, agora são 570 mil, o menor número de servidores públicos em 13 anos.

Esses dados confirmam o que a ASSUFRGS Sindicato já vem denunciando há muito tempo, a política de desmonte do serviço público. É a população que sofre com atendimento precarizado, é o trabalhador que passa sufoco sem as mínimas condições de emprego e acúmulo de funções.

Neste ano, os servidores federais deram início a uma ampla campanha salarial unificada, buscando a reposição das perdas acumuladas no último período. Bolsonaro não negociou com a maioria das categorias e terminará seu governo como o primeiro presidente em duas décadas a não oferecer nenhuma reposição ao funcionalismo.

O serviço público não tem futuro com o governo Bolsonaro, precisamos derrotá-lo nas urnas e garantir um novo rumo para a classe trabalhadora.