Empresa de outdoor faz falsa comparação entre campanha da Assufrgs e propaganda fascista
A ASSUFRGS Sindicato, assim como toda população de Porto Alegre, se viu estarrecida nesta semana com a colocação de duas empenas em laterais de prédios que divulgavam mentiras políticas e faziam propaganda eleitoral irregular, convocando para atos antidemocráticos. As artes, amplamente divulgadas nas redes sociais, associavam os partidos de esquerda com o grupo criminoso PCC, além de ações como o tráfico. A arte criminosa foi retirada de circulação nesta quarta-feira (17), após decisão judicial.
Mas o que também surpreendeu foi a empresa de outdoor “Life” utilizar uma ação publicitária da ASSUFRGS para argumentar em defesa da campanha mentirosa. Em suas redes sociais, a empresa faz uma falsa simetria entre uma campanha recente do sindicato e as artes fascistas. Divulgando uma foto da campanha da ASSUFRGS, a empresa escreveu: “As manifestações ocorrem somente quando o anúncio desagrada?”
Nossa resposta à Life é contundente: “Não. As manifestações da sociedade ocorrem somente quando um anúncio divulga mentiras, é criminoso e se esconde atrás do anonimato. A arte da ASSUFRGS estava assinada e pontuava fatos: a disparada do preço dos alimentos, gás de cozinha e gasolina durante o governo Bolsonaro. Vivemos em uma democracia, e ela possibilita que a sociedade e entidades representativas critiquem o governo eleito. Parece que a empresa não sabe diferenciar a verdade da mentira. Sem contar que a empresa omitiu do público que nossa arte original sofreu censura por parte dela, que solicitou alterações, entre elas a exclusão da palavra ‘bolsonaro’ da versão final.”
Nosso repúdio à postura da Life que expôs a Assufrgs, sua até então cliente, em uma comparação descabida! Somos um sindicato com mais de 70 anos de história. Ao longo de nossa trajetória, fizemos manifestações em absolutamente todos os governos, independente de partidos. Não nos calamos nem na ditadura militar, e não ficaríamos em silêncio durante aquele que tem sido o pior governo da história recente de nossa democracia. Fascistas não passarão impunes!