Frente Quilombola denuncia invasão no Quilombo dos Alpes

Neste domingo, 28, durante o período da manhã, as obras das casas do projeto Minha Casa, Minha Vida, desenvolvidas no território do Quilombo dos Alpes desde 2019, foram invadidas por 20 pessoas. Foram 50 unidades de moradia invadidas e havia contenção de carros, com indivíduos fortemente armados. 

A Frente Quilombola denunciou o ocorrido através das redes sociais e pede ajuda de entidades dos direitos humanos e movimentos sociais para auxiliarem na vigília e com doações. O território quilombola precisa ser defendido, esses são espaços conquistados através de muita luta e não podem ser ocupados por grupos desconhecidos.

O projeto das moradias é viabilizado através de recursos do Fundo de Desenvolvimento Social administrado pela Caixa Econômica Federal. A paralisação das obras é fruto da pandemia, no entanto a obra não está abandonada e a Associação Quilombola segue acompanhando e protegendo as obras e o território. Lembrando que o território Quilombola dos Alpes encontra-se reconhecido como área de interesse social e está em vias de titulação. A retomada das obras está prevista para a próxima semana.

A Brigada Militar interviu e dispersou os invasores, entretanto, ainda não sabem a origem e as intenções do grupo invasor e eles seguem circulando pelos arredores do Quilombo, causando um clima de insegurança nos moradores. As autoridades responsáveis , tanto da Segurança Pública , como INCRA , CEF e MPF estão devidamente informadas e a Comunidade Quilombola solicita as providências cabíveis para garantir a integridade física e moral das famílias Quilombolas , assim como a integridade do território.

O Quilombo encontra- se em vigília permanente sendo de Fundamental Importância o apoio e solidariedade dos Movimentos Sociais.
Todo apoio ao Quilombo dos Alpes. Endereço Estrada dos Alpes, 1300.

Foto: Reprodução/ @frentequilombolars