ASSUFRGS Sindicato participa do 28° Grito dos Excluídos

Neste 7 de setembro, celebrado bicentenário da independência do Brasil, movimentos sociais, partidos políticos ligados à esquerda, centrais sindicais e integrantes de igrejas realizaram a tradicional caminhada do grito dos excluídos. Esta foi a 28° edição, que ocorre sempre no dia 7 de setembro.

O ato foi realizado no bairro Partenon, na zona leste de Porto Alegre. A concentração começou às 9h, em frente à Igreja São José do Murialdo. A ASSUFRGS Sindicato se fez presente na caminhada, denunciando a fome e o descaso do governo com a população.

A marcha fez uma intervenção em frente a um supermercado da rede Carrefour, na Av. Bento Gonçalves, lembrando do triste episódio de 2020, que João Alberto Freitas, um homem negro, foi assassinado por seguranças em outra unidade da rede em Porto Alegre.

O ato chegou ao final por volta do meio-dia com uma celebração religiosa e com a distribuição de arroz orgânico produzido pelo MST.

O Grito dos Excluídos é um ato que se propõe a manifestar revolta ao dia da independência. “200 anos de independência para quem?” em um país de fome e miséria, com desigualdade, e altos índices de violência dentro das periferias. A marcha ocorreu em outras cidades do país como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e demais capitais.

Confira alguns registro desta manhã de 7 de setembro em Porto Alegre:

Fonte: Sul21

Foto em destaque: Foto: Luiza Castro/Sul21