Dia Nacional de Mobilização em defesa da Educação ocupa as ruas de Porto Alegre

Nesta terça-feira, 18 de outubro, as ruas de Porto Alegre foram tomadas pelas comunidades universitárias da UFRGS, UFCSPA e IFRS em um grande ato unificado denunciando os cortes na educação, realizados pelo governo Bolsonaro, e a favor da campanha do ex-presidente Lula.

As manifestações iniciaram às 14h na UFCSPA, onde os estudantes realizaram um bloqueio da entrada do prédio 1, promovendo uma paralização das atividades universitárias. Os estudantes também realizaram um sopão solidário para alimentar o pessoal.

Às 15h, todas marcharam em direção ao IFRS para reunir as manifestações com estudantes de diferentes Campis do Instituto Federal. Todos ocuparam o salão principal com tambores e bandeiras e realizaram um momento de falas. Tamyres Filgueira, representando nosso sindicato, reforçou a necessidade de fortalecer a campanha ao candidato Lula. “Estamos lutando contra um projeto de desmonte da educação!”

Às 17h, a concentração marchou em direção a FACED e unificou o ato com estudantes e servidores da UFRGS, na sequencia, todos caminharam, com cartazes e gritos de Fora Bolsonaro, até o largo Zumbi do `Palmares, passando pela Esquina Democrática.

A manifestação ocupou toda Av. Borges de Medeiros e contou com a presença dos DCEs da UFRGS, UFCSPA E IFRS, Adufrgs Sindicato, Sindoif, APG UFRGS, ANDES e demais movimentos e coletivos sociais.