ASSUFRGS repudia fala de Bibo Nunes sobre universitários: “merecem ser queimados vivos”
Em transmissão ao vivo, o deputado federal não reeleito pelo PDT, Bibo Nunes, afirmou que estudantes universitários da UFSM e UFPel, que protestavam contra o corte de verbas nas instituições de ensino superior, “merecem ser queimados vivos”.
“Ser rico não é problema. Mas ser rico e não ter noção, ser uns coitadinhos [sic]. É o filme ‘Tropa de Elite’. Sabe o quê que aconteceu lá? Olha o filme um. Pegaram aqueles riquinhos ajudando pobres, se deram mal, queimados vivos dentro de pneus. É isso que estes estudantes alienados filhos de papai que em grana merecem”, declarou o deputado em realça
A fala causou enorme repulsa, principalmente considerando a tragédia da Boate Kiss em Santa Maria, onde morreram 242 pessoas pelo incêndio, a maioria delas estudantes.
Lembrando que Bibo Nunes articulou junto a Bolsonaro para que Carlos Bulhões fosse o novo reitor da UFRGS em 2020. Na época, Bulhões ficou em terceiro lugar na lista tríplice eleita pelo CONSUN. Também, foi o menos votado entre os técnico-administrativos, estudantes e professores. Além disso, Bibo é um forte nome para ser secretário de Onyx Lorenzoni (PL), caso seja eleito.
A ASSUFRGS Sindicato repudia o discurso de ódio proferido pelo bolsonarista. Nossa solidariedade à comunidade da UFSM e UFPel. Conclamamos os trabalhadores e estudantes, de todas as universidades e institutos federais, para continuar pressionando e denunciando os ataques do governo contra a educação pública. Vamos ficar atentos para que esse tipo de discurso não seja normalizado e combater o ódio nas ruas e nas urnas.
Com informações de Congresso em Foco.