28 de outubro: Dia do Servidor Público
No dia 28 de outubro comemora-se o dia do funcionário público. A data foi instituída no governo de Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937. Desde então muitas lutas, vitórias, derrotas e conquistas marcaram as vidas dos servidores e servidoras, e como consequência, do serviço prestado à população.
Governo após governo, temos visto tentativas de limitar o acesso aos serviços e ataques constantes a direitos conquistados com muito esforço, que em nada representam os interesses daqueles que mais precisam de políticas públicas. Hoje, os trabalhadores que prestam serviço ao povo enfrentam ameaças de retrocesso que remontam à era Vargas, quando os cargos públicos eram moeda de troca e as admissões eram resultado de puro clientelismo e troca de favores. A reforma administrativa proposta pelo governo Bolsonaro esconde o fim do próprio serviço público.
Foi uma gestão desastrosa de quatro anos que não fez a menor questão de dar à população um reajuste real do salário mínimo, muito menos ao salário dos servidores públicos. Muitas categoria já estão sem reajuste desde 2015. Em contraste, obtemos aumentos significativos no valor da cesta básica e itens básicos como energia, gasolina e gás de cozinha.
“Os servidores vêm tendo que lidar com perdas que põem em risco seu trabalho digno. É preocupante perceber que trabalhadores tão importantes para o país não tenham garantidos sua valorização e reconhecimento público. Os serviços públicos, em particular a saúde, a ciência, tecnologia e inovação e as universidades, também sofreram revezes em seus recursos para manter e ampliar suas atividades, tão fundamentais para o futuro do país e o bem-estar de nossa população.” disse a Presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade, em uma carta neste dia do servidor público.
É preciso reconhecer, valorizar e garantir a continuidade e a melhoria dos serviços públicos e das condições de trabalho àqueles que os desempenham! Nós da ASSUFRGS, queremos parabenizar a todos e todas da categoria, sindicalizados ou não, que são fundamentais para a educação pública e de qualidade produzida pela UFRGS, UFCSPA e IFRS. Viva os serviços públicos e seus trabalhadores!