Lula é eleito presidente com festa popular em todo o país e sinalização de retomada do investimento na educação pública
O Brasil está em festa! Milhares foram às ruas na noite deste domingo, 30, comemorar a vitória da democracia. Em Porto Alegre, a concentração ocorreu na Rua da República, esquina com a Lima e Silva, tradicional ponto do bairro Cidade Baixa. Mais de 50 mil pessoas acompanharam a apuração, uma forte chuva lavou a alma daqueles que festejavam em clima de carnaval a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva, ´ presidente do país pelos próximos 4 anos. Foram mais de 60 milhões de votos em Lula, que se torna o presidente mais votado da história do país, e o primeiro a ser eleito democraticamente três vezes para o cargo.
A eleição de Lula, sinaliza também uma conquista da educação pública. Em seu discurso de vitória, realizado para uma multidão de mais de 60 mil pessoas na Avenida Paulista, em São Paulo, Lula apontou a retomada do investimento na educação pública: “Nós temos que recuperar a educação das nossas crianças, porque as famílias mais pobres perderam dois anos com a pandemia, e nós precisamos fazer um mutirão para tentar reeducar essas crianças para eles poderem chegar no nível que deveriam estar. Nós vamos voltar a fazer uma revolução, vai ter ProUni outra vez, vai ter FIES, vai ter Reuni, vai ter Pronatec, ou seja, vai ter! Ninguém venha me dizer que a gente não pode colocar dinheiro na educação, que é gasto. Investir em educação não é gasto, é investimento no futuro desse país!”
A fala do presidente eleito é uma sinalização importante para as universidades e institutos federais, que sofreram ao longo do governo Bolsonaro um duro ataque ideológico e institucional. Foram cinco ministros da educação, um pior que outro, e consecutivos bloqueios e cortes de investimento nos ministérios da educação e da ciência. Sem contar as intervenções nas reitorias das universidades, como Carlos Bulhões, colocado na cadeira de reitor da UFRGS, mesmo sendo o último da lista tríplice e o menos votado pela comunidade universitária.
Reconstrução do país
Ao longo de seu discurso de vitória, Lula ressaltou diversas vezes a importância de sua eleição para a reconstrução do Brasil. “Nós derrotamos o autoritarismo e o fascismo nesse país. A democracia está de volta no Brasil, a liberdade está de volta no Brasil. O povo vai poder sorrir outra vez, o povo vai poder ter acesso à cultura, porque a cultura vai voltar muito forte para esse país. A educação vai voltar muito forte para esse país. E as pessoas que estão dormindo embaixo da ponte vão voltar a comer, vão voltar a ter moradia e vão voltar a ter emprego. Essa é uma das tarefas que vocês me deram, e eu espero nunca, espero nunca trair o sonho que levou vocês a acreditarem que era possível reconstruir esse país.”
“Eu acho que o povo já chega de sofrer, não é possível um povo tão bondoso, um povo tão carinhoso, um povo que gosta de música, um povo que gosta de samba, um povo alegre, sofrer tanto por um governo fascista, que não gostava do povo, que não gostava de negro, que não gostava de indígena; e a minha resposta para os indígenas é que nós vamos criar o Ministério dos Povos Originários! Para que eles nunca mais sejam desrespeitados, para que eles nunca mais sejam tratados como cidadãos de segunda categoria; e nós vamos ter uma luta ferrenha contra o preconceito e o racismo. O racismo é uma doença que nós precisamos extirpar do nosso país!.”
“Essa foi uma vitória de todas as mulheres e homens que amam a democracia, que querem liberdade, que querem um país mais justo. Essa foi a vitória das pessoas que querem mais cultura, que querem mais educação, que querem mais fraternidade, mais igualdade. Essa vitória é de todos os homens e mulheres que resolveram libertar esse país do autoritarismo.”
Galeria de fotos da festa em Porto Alegre
Fotos do discurso e festa da vitória de Lula na Avenida Paulista
Assista a fala de Lula sobre a educação:
Foto em destaque: Fábio Tito/g1