UFCSPA anuncia que não terá dinheiro para pagar contas

A UFCSPA, em nota, informou a todos que está sem recursos financeiros para realizar seus pagamentos de rotina, incluindo pagamentos de fornecedores e auxílios estudantis.

Na segunda-feira, dia 29/11, fomos surpreendidos por um bloqueio dos limites de empenho das universidades e institutos federais, sem prévia comunicação do ministério da economia. Após forte mobilização da sociedade, o MEC anunciou em 01/12 que os limites seriam devolvidos. Algumas horas depois, no entanto, ocorreu novo bloqueio, desta vez pelo Ministério da Economia e com consequências ainda mais danosas, visto que o valor cortado foi maior.

O corte foi de R$ 3.225.994,00 (três milhões, duzentos e vinte e cinco mil e novecentos e noventa e quatro reais) no limite de crédito orçamentário disponível da UFCSPA. Isto significa que não restou nenhum recurso em conta neste momento para a universidade cumprir suas obrigações e ainda com inversão de saldo para situação de débito (negativo) (Decreto nº 11.269 de 30/11/2022

A universidade alerta para a necessidade de que toda a comunidade se mobilize no sentido de reversão URGENTE desses cortes. Estamos buscando apoio da ANDIFES, do MPF, da sociedade civil organizada e divulgando as nefastas consequências do ocorrido.

Também é necessário garantir a recomposição do orçamento de 2023, ainda não votado pelo congresso nacional, e que, de acordo com o projeto de Lei enviado pelo governo ao congresso, prevê uma redução de cerca de 20% do orçamento das universidades.

As instituições federais de ensino superior já vêm sofrendo com progressivas reduções do orçamento discricionário. No entanto, este derradeiro bloqueio, com seu caráter inesperado e extremamente prejudicial, nos coloca em uma posição crítica perante os compromissos assumidos e afeta diretamente o cumprimento de nossa missão institucional, pois ficamos impossibilitados de honrar as obrigações já assumidas e cumprir o planejamento feito para o final do ano

Fonte: UFCSPA