MPF instaura procedimento sobre bloqueio de verbas nas universidades e institutos federais

Reitores de universidades e institutos federais gaúchos entregaram um documento detalhado sobre os cortes no orçamento e suas consequências, ao procurador federal do Ministério Público Federal (MPF), Enrico Rodrigues de Freitas, que representa a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC).

A audiência teve a participação dos reitores Júlio Xandro Heck, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Flávio Nunes, do Instituto Federal Sul-riograndense (IFSul) e Isabela Fernandes Andrade, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), além de Leandro Souza, pró-reitor de Administração da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

O procurador Enrico Rodrigues de Freitas analisará a situação das universidades e se comprometeu a propor algumas medidas por parte do MPF, além de solicitar mais informações ao Ministério da Educação. A iniciativa é uma tentativa relevante para a restituição dos orçamentos das instituições.

Além da ação junto ao MPF, outras isntâncias também estão sendo trabalhadas. Nesta quarta-feira (07), reitores de diferentes universidades e IFs do país estão reunidos, através da Andifes, junto ao Congresso Nacional, em busca de reverter o bloqueio.

Também já ocorreram reuniões com a Defensoria Pública da União (DPU), com Procuradoria dos Direitos do Cidadão e Tribunal de Contas da União.

Foto: UFCSPA/Reprodução

Fontes: UFCSPA e Gaúcha ZH