UFRGS, UFCSPA e IFRS manifestam repúdio aos atos terroristas e antidemocráticos
Nesta segunda-feira, diversas entidades, incluindo as universidades e Institutos Federais, se manifestaram nacionalmente sobre o episódio dos ataques terroristas e antidemocráticos que aconteceram no dia 08/01 contra o Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto, em Brasília.
Em nota conjunta, a UFRGS, UFCSPA e IFRS e demais instituições federais de ensino gaúchas manifestaram repúdio aos atos bolsonaristas. Leia o texto na íntegra:
Repúdio aos atos terroristas e antidemocráticos ocorridos em 08 de janeiro de 2023
As universidades públicas e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia sediados no Rio Grande do Sul abaixo listados vêm a público repudiar com veemência os atos golpistas, terroristas e, por consequência, antidemocráticos ocorridos em 08 de janeiro de 2023. Este ataque não ofende apenas ao Estado Democrático de Direito e às instituições constitucionalmente designadas para defendê-lo, mas sobretudo é uma agressão à sociedade brasileira em todas as suas pluralidades e diversidades. As eleições de 2022 foram legítimas e tiveram seus vencedores promulgados e empossados, o povo falou pelas urnas e precisa ser respeitado. Rogamos pela justa aplicação da lei frente aos promotores deste lamentável ataque à sociedade brasileira e manifestamos todo o apoio ao Estado Democrático de Direito.
Instituto Federal Farroupilha – IFFar
Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS
Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSul
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA
Universidade Federal do Pampa – Unipampa
Universidade Federal de Pelotas – UFPel
Universidade Federal do Rio Grande – FURG
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
Universidade Federal de Santa Maria – UFSM