Cotas na pós-graduação será a pauta de votação no próximo CONSUN UFRGS

A implementação da políticas de cotas na pós-graduação será a pauta de votação na próxima reunião do CONSUN UFRGS, que ocorre nesta sexta-feira, 13 de janeiro, às 8:30 na Reitoria.

O NEABI (Núcleo de Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e Indígenas), que há tempos vem levantando esse debate, divulgou em suas redes sociais um chamado convocando a todos para estarem presentes na reunião. “Vamos todos ao Consun nos mobilizar para garantir essa importante vitória.”

A resolução que será apreciada pelo Conselho Universitário propõe a implementação de políticas afirmativas para pessoas pretas, pardas e indígenas; quilombolas; pessoas com deficiência; travestis e transexuais; pessoas refugiadas ou pessoas com visto humanitário e migrantes em condições de vulnerabilidade social.

Tamyres Filgueira, Coordenadora-geral da ASSUFRGS Sindicato e do NEABI UFRGS, ressalta que “agora, poderemos aprovar cotas na pós-graduação da UFRGS, o que seria uma conquista enorme e um importante passo para mudar uma triste realidade da UFRGS que conta com apenas 1% de professores negros e nenhum professor indígena.” Ela ainda lembra que que a luta contra o racismo é constante, e o resultado dessa reunião pode ser um significativo avanço na pauta.

Cauã Antunes, Coordenador-geral da APG, lembra que demais universidades já aplicaram políticas de cotas nas pós-graduações, e na própria UFRGS, alguns programas também já possuem, mas não de forma unificada. A votação deste parecer estabeleceria um padrão unificado de processos seletivos e o quantitativo exato para os estudantes poderem ingressar na pós.