Novo presidente do CNPq será Ricardo Galvão, ex-diretor do Inpe
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, anunciou nesta terça-feira, 17, Ricardo Galvão, como o novo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O órgão é responsável pelo financiamento de bolsas de pesquisa de graduação e pós-graduação, com cerca de 80 mil bolsistas atendidos.
Galvão é professor titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo e ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), cargo que ocupou até 2019, quando foi exonerado pelo então presidente Jair Bolsonaro, após um embate sobre os dados de desmatamento na Amazônia.
A escolha de Galvão para o cargo é uma sinalização positiva para o CNPq, que volta a ser comandado por um nome técnico e que respeita a importância da ciência brasileira. O Conselho sofreu, durante os últimos anos, sucessivos apagões, cortes e bloqueios de orçamento. Um dado divulgado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) mostrou que o CNPq sofreu cortes de 51% no seu orçamento nos últimos 10 anos, com destaque acentuado para as perdas sofridas durante o governo de Jair Bolsonaro.
Fontes: Veja, CNN e Carta Capital
Foto: WERTHER SANTANA/ESTADÃO