ASSUFRGS Sindicato realiza Seminário Estudo do Estatuto do Nascituro

Nesta quarta-feira, 25, o GT Mulheres da ASSUFRGS Sindicato realizou o o Seminário Estudo do Estatuto do Nascituro na Faculdade de Economia da UFRGS. O Estatuto do Nascituro se baseia na ideia religiosa de que células fecundadas já é uma vida. É um projeto de lei brasileiro que visa garantir proteção integral ao nascituro, não permitindo o direito da mulher de interromper sua gestação.

O Seminário iniciou às 10H30min, e ocorreu de forma híbrida, com participantes presenciais e virtuais. Maria do Carmo, Coordenadora da Marcha Mundial das Mulheres e Sofia Cavedon, assessora da Procuradoria da Mulher na Assembleia Legislativa palestrou sobre abortos clandestinos e as dificuldades que jovens estudantes da periferia enfrentam. Maria do Carmo ressaltou que procedimentos abortivos são uma questão de saúde pública e que precisam ser solucionados através de políticas públicas.

Luci Jorge Coordenadora GT Mulher ASSUFRGS servidora do HCVET UFRGS, Fórum Aborto Legal, também esteve presente no seminário falando sobre o estatuto e suas problemáticas.

O seminário ocorreu na forma de uma roda de conversa onde todas presentes se sentiam a vontade para falar e expressar seus pensamentos. O GT Mulheres da ASSUFRGS Sindicato pretende retomar o seminário mais adiante para poder aprofundar o debate e trazer outras pautas que dizem respeito ao corpo, saúde e direito das mulheres.