#8M: Porto Alegre reúne milhares de mulheres no centro histórico

Neste 8 de março, a Marcha Nacional dos Dia das Mulheres iniciou a concentração na Praça da Matriz, onde ao meio dia (12h) aconteceu um almoço coletivo organizado pela MTD – Movimento de Trabalhadoras por Direitos. Já a partir das 14h, muitas se encaminharam até a Assembleia Legislativa, para as homenagens ao Dia da Mulher e a cerimônia do “Troféu Mulher Cidadã”. Nossa parceira, Adriana Cunha, presidenta da Associação Unidos Terceirizados, foi homenageada no Plenário em razão de sua luta aos direitos dos terceirizados.

A partir das 18h, os movimentos sociais de diversas vertentes se reuniram na Esquina Democrática para iniciar a tradicional marcha do 8 de março. Este ano, a marcha contou com uma atração cultural de mulheres que se apresentaram durante a concentração. Vereadoras e deputadas federais fizeram falas importantes durante o ato. Lideranças de outros movimentos sociais também também se manifestaram.

Tamyres Filgueira, Coordenadora-geral da ASSUFRGS Sindicato, ressaltou a importancia das mulheres para vencer o Bolsonaro na última eleição e lembrou a todos sobre o caso Marielle, que completa 5 anos sem solução.

Na caminhada, cartazes pedindo liberdade, legalização do aborto e direito para mulheres transexuais. Denúncias contra violência e feminicídio também foram feitas. A marcha seguiu pela Av. Borges de Medeiros e foi em direção ao Largo Zumbi dos Palmares, onde encerrou a atividade.