Notícia

Ministério da Justiça e Segurança Pública disponibiliza canal de denúncias de ataques contra escolas

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com SaferNet Brasil, criou um canal exclusivo para recebimento de informações de ameaças e ataques contra as escolas. Essa é uma das ações da Operação Escola Segura que deu início na última quinta-feira (6). Qualquer informação é bem-vinda. Todas as denúncias são anônimas e as informações enviadas serão mantidas sob sigilo.

Qualquer cidadão pode acessar o canal exclusivo de denúncias disponibilizado no site do MJSP: https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura e reportar o endereço (URL) de conteúdos publicamente disponíveis na web com ameaças de ataque às escolas e a comunidade escolar. 

Basta copiar e colar o link no formulário anônimo e clicar em denunciar. É possível denunciar, por exemplo, sites, blogs, publicações em redes sociais e fóruns, perfis e outros conteúdos suspeitos. Não é exigida a identificação do denunciante. Todas as denúncias são anônimas e qualquer informação adicional deixada no campo de comentários será mantida sob sigilo.

As URLs (links para conteúdos publicamente disponíveis na web) denunciadas através do formulário no site do MJSP serão automaticamente cruzadas com a base de dados da Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, criada pela SaferNet Brasil e operada em parceria com o Ministério Público Federal (MPF). 

Denúncias no RS

As secretarias Estaduais da Segurança Pública (SSP) e Educação (Seduc) e o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), tiveram reunião na segunda-feira (10) sobre a segurança no ambiente escolar e supostas ameaças que circulam nas redes sociais. Desde a semana passada, o Departamento de Inteligência da Segurança Pública (DISP) e as agências de inteligência das forças de segurança do RS monitoram o tema. As aulas ocorrem normalmente em todo Estado.

A SSP reforça que denúncias podem ser feitas pelos canais da Brigada Militar (telefone 190) da Polícia Civil (197) e o Disque Denúncia (181).

Fonte: IFPB e Diário de Canoas

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil