Vitória! Congresso aprova PLN que garante reajuste de 9% para servidores. Projeto vai à sanção presidencial

Em longa sessão na tarde dessa quarta-feira (26), o Congresso Nacional aprovou o PLN 2/2023 que aprova o reajuste linear de 9% aos servidores federais do executivo. O reajuste emergencial foi acordado entre os trabalhadores e governo federal, em 24 de março.

Essa etapa no congresso era necessária para atender as exigências da LOA e autorizar a concessão do reajuste. Com a aprovação no Congresso, o PLN é agora enviado à sanção presidencial. Depois disso, a expectativa do próprio governo é publicar uma Medida Provisória (MP) até o dia 30 de abril para assegurar o reajuste dos servidores a partir de 1º de maio, com valores a serem pagos em junho. O PLN 2 foi aprovado em conjunto com outros PLNs, entre eles o do Piso da Enfermagem. O único partido que votou NÃO ao reajuste e piso foi o Partido Novo.

Parabenizamos os trabalhadores do executivo federal, incluindo os Técnico-Administrativos em Educação da UFRGS, UFCSPA e IFRS que estavam desde 2016 sem um acordo de reajuste e ao longo desse duro período fizeram o enfrentamento necessário contra os desgovernos de Temer e Bolsonaro. Esse reajuste ainda é pouco, mas é uma conquista da luta sindical e o início de uma retomada na recomposição salarial desses trabalhadores que vem sofrendo com o arrocho salarial.

Seguimos juntos, agora rumo à campanha salarial de 2024! Para fortalecer essa luta, convocamos todos os colegas da UFRGS, UFCSPA e IFRS para filiação à ASSUFRGS Sindicato! A luta sindical precisa de cada um de vocês! Pela valorização dos TAEs!

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado