Reunião entre ASSUFRGS e reitoria da UFCSPA debate flexibilização, novos concursos e teletrabalho

A ASSUFRGS Sindicato foi chamada pela reitora da UFCSPA, Lucia Pellanda, para um reunião com o objetivo de debater as perspectivas futuras da universidade e dos técnicos. O encontro iniciou com o debate sobre a situação dos concursos públicos, já que o último concurso está sem validade e existe a demanda de ampliação do quadro dos TAEs.

“A UFCSPA é uma das menores universidades federais em termos de quantidade de técnicos. Há grandes demandas a serem resolvidas em diversos setores. Além de novos concursos, nós da ASSUFRGS e da FASUBRA estamos fazendo uma pressão pela revogação das extinções e vedações de cargos de nossa carreira, para que se possa recompor o quadro das universidades”, destacou Ricardo Souza, Coordenador de Assuntos Jurídicos da ASSUFRGS. O ponto de vista do sindicato foi pontuado à reitoria. Também representaram a ASSUFRGS na reunião as colegas Ana Maris Carlesso, Laís Magbel Camisolão e Andreia Duprat.

Também foi tema do encontro a flexibilização da biblioteca da UFCSPA., que foi vista como positiva pela reitora. “O retorno positivo da administração comprova que a flexibilização é o caminho para uma universidade melhor. Estamos dispostos a lutar para que mais setores consigam sua flexibilização na UFCSPA.”, afirmou Ricardo.

A reitoria ainda tratou sobre o andamento do programa de gestão (teletrabalho). A implementação depende ainda da retomada dos trabalhos da Comissão de Acompanhamento, que não está reunindo desde dezembro. Já o novo governo federal, através do Ministério da Gestão, está nesse momento debruçado sobre o tema, sendo prevista a publicação de uma nova norma que irá embasar normativas futuras. “Da parte da ASSUFRGS seguiremos discutindo na Comissão, para que o programa de gestão seja condizente com a realidade da universidade, dos nosso cargos e afazeres dos nossos colegas.”, finaliza o coordenador do sindicato.

Os avanços de novos concursos e melhores condições de trabalho na UFCSPA dependem de um sindicato fortalecido. Por isso, convidamos todos os colegas da UFCSPA para fortalecer esse movimento. Filie-se à ASSUFRGS, clicando aqui.