Campanha Salarial 2024 será lançada no dia 17, em Brasília
Na próxima quarta-feira (17), às 15h, no Anexo II do Congresso Nacional em Brasília, ocorre o ato de lançamento da Campanha Salarial 2024 dos servidores públicos federais. Além da pauta pela continuidade da reposição salarial necessária ao conjunto do funcionalismo, as entidades representativas também pressionarão o congresso contra a aprovação do Novo Arcabouço Fiscal.
A medida apresentada pelo governo federal é uma continuidade do Teto de Gastos e coloca em risco a possibilidade de uma retomada nos investimentos em áreas essenciais, como saúde e educação, além do compromisso que o atual governo diz ter com os servidores. Ao longo do processo da negociação emergencial, o governo anunciou o anseio de valorização dos servidores, criação de novos concursos e reestruturações de carreiras. A pressão do mercado não pode se sobrepor à reconstrução do país!
Reajuste bem-vindo mas insuficiente
No dia 28 de abril, foi publicada a MP que concedeu o reajuste de 9%, acordo feito entre as entidades representantes do serviço público e governo. O índice conquistado está longe de contemplar as perdas acumuladas dentro do funcionalismo e é resultado das diretrizes de orçamento do governo anterior, sendo a Campanha Salarial de 2024 um momento decisivo para nós, servidores públicos.
Mesas de negociação
A ASSUFRGS, seguindo o conjunto dos servidores públicos federais, reitera a importância de uma Mesa de Negociação, justa e democrática, e mesas específicas sobre cada carreira, com espaço para a participação das entidades representativas, onde possam levar os anseios das bases do funcionalismo. Os últimos anos foram sombrios para os serviços públicos, com múltiplos ataques aos servidores e é preciso reverter a situação!
Fonte: Fonasefe