Estreia peça de teatro “A Noiva da Lagoa” que aborda feminicídio a partir de casos reais
O teatro-documentário A Noiva da Lagoa, que aborda casos reais de feminicídio, estreia em 16 de junho, às 19h30min, na Sala Qorpo Santo, que fica no Campus Central da UFRGS. A entrada é franca e a distribuição de ingresso no Sympla ou na Sala Qorpo Santo (uma hora antes do espetáculo). O espetáculo terá outras sessões gratuitas nos dias dias 22, 23, 29 e 30 de junho, no mesmo horário e local.
Partindo da lenda da noiva da Lagoa dos Barros, um dos crimes de feminicídio mais importantes da história do Rio Grande do Sul, com ampla pesquisa documental, a montagem A Noiva da Lagoa compilou os fatos relatados no processo judicial para fazer a formatação final do texto cênico. Dessa forma, a atuação mescla a estética realista-naturalista com cenas de teatro gestual, para abordar o universo fantasmagórico, e a projeção de depoimentos de mulheres reais, documentos e jornais da época e de crimes contemporâneos.
Resultado de pesquisa sobre o crime e de entrevistas com mulheres vítimas de violência acolhidas pelo Projeto Borboleta do Foro Central de Porto Alegre, A Noiva da Lagoa terá como atividades paralelas oficinas de Teatro Fórum sobre o tema do feminicídio e prevenção da violência doméstica, nas quais acontecerão rodas de conversas com o elenco.
Fonte e foto: Instituto de Artes