CONSUN divulga moção de solidariedade aos conselheiros Tatiana e Cesar, ameaçados de PAD pela reitoria

O CONSUN, em sua última sessão (23), aprovou uma moção em solidariedade aos colegas conselheiros Tatiana Calvete e Cesar Valmor Machado Lopes. Ambos estão sofrendo ameaça de processo disciplinar por atuação própria em comissão permanente do CONSUN.

Leia a moção do CONSUN na íntegra:

Relembre o caso

O atual reitor, Bulhões, solicitou afastamento para viagens internacionais pagas pela universidade, onerando de maneira exorbitante o caixa da Instituição, em uma realidade de recursos escassos. Ao posicionarem-se contrários à aprovação desses afastamentos, o interventor solicitou um parecer da Procuradoria Federal na UFRGS, o qual indicou a abertura de PAD contra os conselheiros, “a fim de avaliar possível conduta disciplinarmente sancionável e desidiosa no que pertine ao atraso ou retardamento na tramitação do processo e injustificada resistência a dar andamento aos atos de ofício”, o que não é verdade. 

A ASSUFRGS Sindicato já havia publicado uma moção de apoio aos colegas. Este episódio, “além de atingir diretamente os conselheiros e o CONSUN, também configura uma ameaça a todos os técnico-administrativos em educação e a todos aqueles que ousam criticar as ações do interventor.”

Seguiremos atentos as movimentações da administração interventora da UFRGS!