Assufrgs repudia ataques racistas e machistas contra a coordenadora-geral Tamyres Filgueira

A ASSUFRGS Sindicato repudia os ataques de cunho racista e misógino proferidos contra a Coordenadora-geral do sindicato, Tamyres Filgueira. O crime foi realizado no ambiente virtual, em comentários em posts da página pessoal da servidora da Esefid UFRGS.

Muitos dos comentários dizem respeito aos traços de raça da companheira Tamyres, sobre os cabelos e outras partes do corpo, aliados a tentativas de desqualificar as opiniões e posicionamentos políticos dela. As mensagens tem óbvio teor racista e machista.

Em suas redes sociais, Tamyres falou sobre os ataques. “Agradeço às mensagens de carinho e apoio que recebi e informo que estamos entrando com um boletim de ocorrência e um processo para responsabilizar os criminosos. A internet não pode ser uma terra sem lei!”

O que ocorreu com a coordenadora-geral da ASSUFRGS, infelizmente, não é um caso isolado. Milhares de mulheres negras sofrem diariamente com racismo e misoginia. Seja na internet, nos espaços de trabalho, dentro de suas casas ou nas ruas do país. É necessário que atitudes como essas sejam combatidas por toda a sociedade e que as vítimas levem adiante as denúncias.

Nossa solidariedade à Tamyres e demais vítimas de atos de preconceito e violência! Machistas, racistas, lgbtfóbicos, fascistas, não passarão!