Em Mesa de Negociação, Governo propõe 1% de reajuste para 2024
Ocorreu na tarde de hoje (29/08), na sede do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em Brasília-DF, a quarta reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP). O objetivo do encontro foi dar continuidade aos debates financeiros da Campanha Salarial 2024 dos servidores públicos federais.
O diálogo desta terça-feira (29/08) entre Governo Lula e sindicatos coloca em pauta a resposta às reivindicações apresentadas por Fonasefe, Fonacate e centrais sindicais no dia 11/07, com questões econômicas relativas à recomposição salarial das categorias. O conjunto do funcionalismo havia apresentado uma proposta de 15% de reajuste em 2024.
Para a surpresa das representações sindicais, o governo deu uma contraproposta pífia, de reajuste linear de 1%. Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, conseguiu-se reservar no Orçamento da União a previsão de R$ 1,5 bilhão para a concessão de reajuste, o que corresponderia a apenas 1% de correção salarial no ano que vem. A informação foi confirmada a entidades representativas do funcionalismo público pelo secretário de Relações de Trabalho do MGI, José Lopez Feijóo.
A proposta acirrou os ânimos no encontro, já que os servidores públicos federais enfrentam perdas salariais em torno de 30%. Pressionado, o representante do governo federal afirmou que, ao fim do ano, se houver o aumento de arrecadação esperado pelo governo para o segundo semestre, haverá mais espaço para um reajuste maior em 2024. “Vamos trabalhar para ampliar os recursos disponíveis”, afirmou Feijóo.
A reunião aconteceu às vésperas de uma mobilização nacional marcada para ocorrer em Brasília, nesta quarta-feira (30), tendo como mote a recomposição salarial. A ASSUFRGS estará presente no ato, sendo representada por delegação composta por colegas da categoria! Reajuste e melhorias na carreira, já!
Com informações do Sinasefe, Metrópoles e Extra
Foto: Sinasefe