Agenda

CANCELADO – ASSUFRGS realiza atividade cultural no Piquete Pêlo Escuro, no Parque Harmonia

[ATUALIZAÇÃO – Infelizmente, devido à chuva nosso evento de hoje (19) no Piquete Pêlo Escuro teve que ser cancelado! Contamos com a compreensão de todas e todos! (Atualização feita em 19 de setembro)]

A ASSUFRGS, em parceria com o Piquete Pêlo Escuro, realiza uma tarde de atividades culturais no Parque Harmonia. Dia 19 de setembro, a partir das 16h. Aproveite o espaço do piquete e traga a sua carne para assar! Bebidas estarão sendo vendidas no local. Também estamos programando um Sarau, com leitura de poemas.

O Piquete Pêlo Escuro, evidencia o poeta negro, natural de Rosário do Sul, que fez de sua obra um grito de liberdade, evidenciando a história dos negros e negras do Rio Grande do Sul e do país. O nome Pêlo Escuro foi pego emprestado de uma das principais obras do escritor.

Aguardamos todas e todos!

Sobre Oliveira Silveira

Oliveira Ferreira da Silveira nasceu em Touro Passo, distrito de Rosário do Sul (RS), em 16 de agosto de 1941. Diplomou-se no Instituto de Letras da UFRGS e atuou no exercício do magistério em Porto Alegre. Foi um dos intelectuais negros de maior destaque no Estado e no país, participando ativamente de debates, encontros e mobilizações do Movimento Negro.

No período de 1971 a 1978, participou do Grupo Palmares, sendo também o mentor do estabelecimento do dia 20 de novembro – data da morte de Zumbi dos Palmares em 1695 – como o “Dia Nacional da Consciência Negra”. Foi um dos idealizadores do primeiro ato evocativo do dia 20 de novembro, em homenagem a Zumbi, na celebração realizada pelo Grupo Palmares em 1971, em Porto Alegre.

Como escritor, publicou, até 2005, dez títulos individuais de poesia; participou de antologias e coletâneas no país e no exterior. Na imprensa, publicou artigos, reportagens e alguns contos e crônicas. Participou de artigos e/ou ensaios em obras coletivas, teve poemas musicados. 

O Conselho Universitário da UFRGS aprovou em 26 de novembro de 2021, o Parecer 171/2021, que concedeu o Título de Doutor Honoris Causa ao poeta Oliveira Silveira. Foi a primeira vez que a UFRGS concedeu um Honoris Causa póstumo.

O acervo do poeta e intelectual Oliveira Silveira, está abrigado na FACED UFRGS. Composto por objetos arquivísticos, bibliográficos e museológicos guardados pelo poeta ao longo de sua vida, o acervo permite uma série de iniciativas no Programa “Oliveira na UFRGS”, que teve lançamento oficial dia 16 de agosto de 2023, em alusão ao aniversário do poeta.

Com informações da UFRGS