“Frente Parlamentar sobre o Limite de Juros e Auditoria Integral da Dívida Pública com Participação Popular” será lançada dia 19 de setembro em Brasília

É com imensa alegria que comunicamos que a Auditoria Cidadã da Dívida conseguiu o alcance das 198 assinaturas dos(as) deputados(as) federais necessárias para o registro da “Frente Parlamentar sobre o Limite dos Juros e a Auditoria Integral da Dívida Pública com Participação Popular”.

A frente possibilitará um importante espaço para o avanço dos respectivos temas de forma permanente durante a atual legislatura. O lançamento dessa importante Frente Parlamentar ocorrerá no dia 19/09/2023 (terça-feira), às 17h, no plenário 4 do corredor das Comissões no Anexo II da Câmara dos Deputados, ocasião em que será feito o lançamento conjunto da “Frente Parlamentar Contra os Juros Abusivos”.

Para Márcia Tavares, representante da ASSUFRGS no Conselho Nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, a criação da frente parlamentar é uma vitória para o país. “Um grande passo pra podermos fazer a auditoria da dívida e por limite aos juros que consomem a vida de 80% das famílias desse país. Os juros do Brasil são os maiores do mundo. Tiram do sustento dos pobres para pagar os rendimentos do sistema financeiro e grandes fortunas.”

O ato de lançamento dessa Frente, que tem em seu nome a “participação popular”, contará com espaço de fala para a sociedade civil. A frente tratará sobre os seguintes temas: necessidade de limite dos juros extorsivos praticados no Brasil; necessidade de auditoria para conter os privilégios do Sistema da Dívida, que provocam nocivo impacto no orçamento federal, prejudicando investimentos na estrutura do Estado e áreas sociais de interesse da população.