Jornada de Luta Nacional pela Campanha Salarial e arquivamento da PEC 32 inicia dia 02 de outubro
Os servidores públicos federais divulgaram o calendário de luta unificado pela inclusão dos servidores na LOA 2024 e pelo arquivamento da PEC 32. A agenda foi aprovada na Plenária Nacional do Fonasefe reuniu mais de 400 servidores públicos federais. O evento contou com a presença de representação da Fasubra, Fonacate e Centrais Sindicais, onde foi realizada uma análise detalhada sobre a PLOA 2024 desenvolvida pelo DIEESE.
Diante das avaliações de conjuntura e do desenvolvimento insatisfatório da Mesa Nacional de Negociação Permanente, as entidades presentes aprovaram o seguinte calendário unificado de luta:
02 a 07 de outubro – Jornada de luta pela inclusão das servidoras e servidores federais na LOA 2024 e arquivamento da PEC 32.
02/10 – Pressão aos parlamentares.
17 h – Live sobre o impacto do arcabouço fiscal nas políticas sociais e na valorização dos serviços e servidores públicos.
03/10 – Dia Nacional de Luta pela Soberania Nacional! Em defesa das Estatais e dos Serviços Públicos. Com atividades, atos públicos e paralisações.
04/10 – Vigília no MGI pela inclusão dos servidores no orçamento e negociação já! Além disso, deve haver mobilizações de pressão aos parlamentares;
05/10 – Continuidade das atividades do dia anterior e buscar realização de audiência pública contra a PEC 32;
07/10 – Plenária presencial dos servidores públicos federais em Brasília, em que será debatida a possibilidade de greve no setor.
Além do calendário, o encontro deliberou apoio às lutas contra as privatizações estaduais, como em São Paulo e Minas Gerais, as mobilizações em defesa dos Hospitais Universitários, ofensiva na luta contra a PEC 32 e indicou avaliação para construção de uma greve geral no serviço público ainda este ano.
O momento exige coragem e muita participação, porque só a nossa luta será capaz de assegurar os nossos direitos.
Fonte: Fonasefe
Foto: Assufrgs no ato nacional pela reposição salarial, em Brasília, dia 30 de agosto de 2023.