Assembleia Geral da UFRGS, UFCSPA e IFRS debate luta pelo Reajuste Salarial, Plano de Carreira e contra Reforma Administrativa
A ASSUFRGS Sindicato convoca os Técnico-Administrativos em Educação da UFRGS, UFCSPA e IFRS para a Assembleia Geral da categoria no próximo dia 31 de outubro, às 15 horas, no Auditório do Prédio 1 da UFCSPA. Apresentamos nossas reivindicações da Campanha Salarial 2024 ao Governo Lula, mas até agora não tivemos respostas! É urgente que a negociação avance!
O encontro terá como pautas:
- Informes Gerais da base
- Indicativo de Paralisação em 08 de novembro
- Reajuste Salarial 2024
- Alterações na carreira
- Luta contra Reforma Administrativa
- Destituição na UFRGS
- Paridade
Conjuntura Nacional “Queremos uma resposta do governo!”
O FONASEFE (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais) fechou o indicativo de paralisação dos SPFs para 8 de novembro. Com o intuito de reivindicar respostas sobre as demandas dos servidores públicos e pressionar o governo. Fasubra convocou os sindicatos da base para debater a data de paralisação e aluta pelo reajuste e plano de carreira.
O FONASEFE encaminhou ao governo a solicitação de uma reunião da MNNP (Mesa Nacional de Negociação Permanente) para o dia 8 de novembro. Nessa reunião, o governo será instado a apresentar respostas às reivindicações da categoria.
O Fonasefe e a FASUBRA apresentaram as reivindicações da Campanha Salarial 2024 ao Governo Lula no início do ano, mas até agora não tivemos respostas. É urgente que a negociação avance! Mas, para isso, é preciso que o Governo Lula mude sua postura!
Situação dos TAEs e do PCCTAE
Após 18 anos da sanção da lei do PCCTAE (lei nº 11091/2005), a carreira apresenta muitos prejuízos, sendo uma das menores remunerações do serviço federal. Os servidores têm enfrentado defasagem salarial, falta de reajustes, a extinção/suspensão de cargos e a taxa de desligamento de trabalhadores.
Entenda as mesas de negociação
O governo federal abriu duas mesas de negociação que dizem respeito especificamente à carreira TAE:
- Mesa Específica e Temporária, com impacto orçamentário e participação da FASUBRA e do SINASEFE, iniciada em 04/09, com segunda reunião em 03/10; Previsão de próximo encontro em novembro.
- Mesa Setorial, sem impacto orçamentário, para a qual a Fasubra foi convidada pela Sesu/MEC.
Além das mesas específicas, existe a Mesa Nacional:
- Mesa Nacional de Negociação, junto ao Ministério da Gestão e Inovação, essa mesa reúne diversas carreiras dos SPFs para tratar de pautas como reajuste e outras, sem impacto financeiro. Ela iniciou em Julho de 2023. Até o momento ocorreram quatro encontros, o último em agosto. Fasubra faz parte da mesa.
Fique atento aos canais de comunicação da ASSUFRGS para os informes sobre o andamento das negociações.
Aguardamos a presença de todos e todas! Compartilhe o card o convoque os colegas da sua unidade para participar do debate!