Foto das Negras e Negros da UFRGS 2023 reúne centenas de participantes no palco do Salão de Atos
A comunidade negra da Universidade Federal do Rio Grande do Sul se reuniu, nesta segunda-feira (20), para a tradicional foto anual dos negros e negras da UFRGS. Alunos do Colégio de Aplicação, de diferentes idades, também marcaram presença na atividade, que ocorreu no palco do Salão de Atos da universidade, reunindo centenas de participantes.
Este é o sétimo ano consecutivo em que a comunidade negra da UFRGS faz a foto, um projeto idealizado pelo servidor Wagner Machado, uma tradição que vai além da celebração. “É um momento de celebração e reflexão da luta do nosso povo, de valorizar os que aqui estão e lutar para que outros como nós, ocupem este espaço que é nosso por direito, queremos uma universidade negra e popular ”, pontua Tamyres Filgueira, Coordenadora-geral da ASSUFRGS Sindicato e Coordenadora-adjunta do Núcleo de Estudos Africanos, Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi UFRGS).
O Dia da Consciência Negra na UFRGS também ficou marcado pela entrega do título de Doutor Honoris Causa a Oliveira Silveira, escritor e militante do movimento negro, reconhecido como um dos nomes responsáveis por fortalecer a identidade negra gaúcha e o próprio dia 20 de novembro. O título foi entregue à filha dele, Naiara Oliveira Silveira, em sessão do Conselho Universitário da UFRGS.