ASSUFRGS convoca paralisação e vigília no dia 01/12, pela aprovação da destituição da reitoria interventora da UFRGS no Consun
A ASSUFRGS Sindicato convoca os colegas da UFRGS para paralisação das atividades no dia 01º de dezembro e comparecimento na vigília em frente à Reitoria, a partir das 08h.
Será uma sessão histórica do Consun, autoconvocada, e que irá votar o parecer apresentado pela Comissão Especial Paritária do Conselho Universitário. Em mais de 90 páginas, o parecer elenca os motivos que levam a comunidade universitária a solicitar a destituição da atual reitoria, pela segunda vez.
Ofício de paralisação UFRGS -> ofício 159_2023 Paralisação UFRGS
Em agosto de 2021, o Conselho já havia votado, em decisão inédita na universidade, pela destituição dos gestores, últimos colocados na lista tríplice encaminhada ao Ministério da Educação (MEC) após consulta à comunidade. Contudo, o pedido, que apontava o descumprimento do regimento em função de reformas estruturais implementadas à revelia do órgão máximo deliberativo da instituição, acabou arquivado pelo ministério de Bolsonaro, que comandou mais de 20 nomeações arbitrárias nas IFEs.
Aguardamos todas e todos na vigília! Destituição, já!