Roda de Conversa da ASSUFRGS debate os desafios para o próximo período do Governo Lula

Nesta segunda-feira (18), a ASSUFRGS promoveu uma roda de conversa virtual com o tema “Desafios para o próximo período do Governo Lula, negociando carreira com a perspectiva de uma reforma administrativa”. A roda mediada pela Coordenadora do sindicato, Maristela Piedade, contou com a participação de Bernadete Menezes, Tônia Duarte e José Luís Rockenbach (Neco).

Bernadete iniciou fazendo uma breve retrospectiva de algumas mobilizações importantes que trouxeram resultados significativos para a categoria. Destacando a importância de se posicionar politicamente para garantir condições melhores nas carreiras. Ainda, trouxe algumas reflexões sobre a atual situação internacional que reflete diretamente no Brasil, convidando todos a discutirem sobre um projeto de país onde a universidade esteja inserida. “Tudo que nós ganhamos foi motivo de luta ‘Ah, mas foi o governo tal que deu’ ninguém dá nada! Nós elegemos tais governos, nós mobilizamos para conquistar, então é muito importante nos posicionarmos”, finalizou.

Na sequência, Tônia faz um resgate desde quando começou a se pensar em condições de desenvolvimento de futuro e entender o papel dos profissionais dentro da universidade, desde trabalhos mais simples até os mais complexos. Segundo ela, todos estão ali para uma finalidade em comum, que é a educação pública. Ressaltou ainda sobre a relevância de pensar em coletivo, pois não adianta uma única pessoa ser beneficiada sendo que todos contribuem para o desenvolvimento dentro da comunidade acadêmica. “É muito importante perceber que a tabela da nossa carreira expressa uma visão de relação sobre trabalho, universidade e governo que queremos ou pretendemos ter. Para isso, precisamos nos mobilizar e forçar a barra em muitos momentos”, relatou.

O Neco não pode participar ao vivo, devido a problemas de conexão, mas mesmo assim não deixou de participar do debate. “Nós na universidade desempenhamos papeis importantes para desenvolver uma nação. Para avançar a humanidade tem que ter universidade, tem que ter Instituto Federal de Educação, que faz pesquisa, que faz extensão, que faz formação científica” disse em áudio encaminhado para a mediadora.

Confira a live completa: