Notícia

Retrospectiva 2023: ano marcado pela vitória histórica da paridade na UFRGS e negociação enrolada com governo Lula

O ano de 2023 está chegando ao fim. Os primeiros 12 meses do 3º mandato do presidente Lula terminam com um sabor agridoce. Se por um lado programas essenciais para a população mais carente voltaram com força, como o Mais Médicos, Bolsa Família, desestatizações, diminuição do preço dos alimentos e do desemprego, por outro lado o governo decidiu pelo caminho da conciliação com um Congresso Nacional extremamente antipovo e antitrabalhadores.

As concessões que o Governo Lula, eleito pela classe trabalhadora, escolheu fazer, não foram poucas. Desde a composição do governo, até a estratégia de adotar uma política de gestão da administração pública voltada para a “inovação” e com promessas de reforma administrativa.

A Mesa de Negociação Permanente e as duas Mesas Setoriais para a categoria dos TAEs, a princípio seriam espaços para avançar nas pautas orçamentárias, revogaços de decretos dos governos Temer e Bolsonaro, além do aperfeiçoamento da carreira. Infelizmente, os espaços assumiram um caráter de “enrolação”. Após seis rodadas da Mesa Nacional, o último encontro chegou na proposta de 0% de reposição salarial em 2024 e apenas reajuste nos auxílios, com início no mês de maio do próximo ano. A proposta excluí portanto os aposentados e está longe de resolver os problemas da categoria, que amargam perdas salariais tremendas, mesmo após o insuficiente reajuste de 9% no início deste ano.

Assufrgs avança: retorno dos GTS e Conselho de Representantes

Em contrapartida, o clima mais ameno do governo federal, sem tantos ataques à democracia, permitiu que a ASSUFRGS voltasse a estruturar suas instâncias, algumas paralisadas desde a pandemia.

Nosso Conselho de Representantes foi novamente composto. O processo eleitoral realizado no segundo semestre resultou em um CR de 98 integrantes, entre titulares e ativos, um dos maiores da história recente do sindicato.

Também conseguimos retomar os trabalhos do GT Carreira, onde os colegas se debruçaram no PCCTAE, que completou 18 anos, elencando seus problemas e possíveis melhorias de curto, médio e longo prazos. O parecer do GT da ASSUFRGS foi entregue à Fasubra, ajudando a federação na construção da proposta de aperfeiçoamento já entregue ao governo federal, infelizmente ainda sem retorno. A volta da CNSC – Comissão Nacional de Supervisão de Carreira é um ponto positivo a se destacar neste ano, trazendo expectativa que a reestruturação tome fôlego em 2024.

Vitórias internas: aprovada a Paridade na UFRGS!

A conjuntura nacional mais favorável também possibilitou que a ASSUFRGS voltasse sua força para as pautas internas da UFRGS, UFCSPA e IFRS. Em 2023, tivemos a vitória histórica da paridade na UFRGS. Resultado do acúmulo das lutas dos últimos 31 anos, a paridade na consulta para escolha da reitoria foi aprovada no CONSUN e está valendo para a próxima eleição. Ainda na UFRGS, vencemos outra batalha: aprovado o segundo pedido de destituição da chapa Bulhões/Pranke. O parecer foi entregue pessoalmente ao MEC pelos Coordenadores-gerais da ASSUFRGS: Tamyres Filgueira e Gabriel Focking. Agora, cabe ao MEC afastar os interventores.

Na UFCSPA, o ano dos TAEs foi marcado pela ampliação da representação da categoria no conselho de representantes do sindicato, mostrando um fortalecimento da luta sindical na universidade. A vitória da paridade na universidade vizinha respingou na UFCSPA, fazendo com que a ASSUFRGS, em parceria com representantes dos estudantes, conseguisse uma reunião com a reitora Lucia Pellanda, que disse que “a comunidade da UFCSPA está madura para debater a paridade.”

No IFRS o ano foi de planejamentos de futura abertura de campi em cidades do estado. Um campus saúde e um campus litoral norte estão em tratativas avançadas. infelizmente, os TAEs seguem enfrentando dificuldades para realização de afastamentos para qualificação, devido à falta de pessoal. Novos concursos são necessários! O enfrentamento ao racismo dentro da instituição também marcou este ano. Após casos de racismo contra servidoras docentes e técnicos em diferentes campi, a comunidade mostrou seu repúdio aos crimes e cobrou providências da administração.

2024 será um ano de luta!

Ao final de 2023, não ficam dúvidas! Os servidores TAEs da UFRGS, UFCSPA e IFRS terão que ampliar a sua mobilização se quiserem garantir uma reestruturação do PCCTAE e um reajuste salarial digno, que atinja aposentados e pensionistas! Teremos que enfrentar a pressão de um Congresso Nacional “antipovo”, que fará de tudo para voltar a tramitação da PEC 32 ou mesmo coibir o governo Lula para que coloque em pauta uma nova proposta de Reforma Administrativa. De qualquer maneira, caberá à ASSUFRGS e sua categoria a defesa da educação pública, gratuita e de qualidade das instituições de sua base!

Retrospectiva 2023 da ASSUFRGS

Janeiro

09 de janeiro: Um dia após os ataques golpistas e terroristas da extrema direita bolsonarista nas sedes dos três poderes em Brasília, a ASSUFRGS Sindicato, comunidade da UFRGS, UFCSPA e IFRS e movimetos sociais, estavam nas ruas de Porto Alegre! Deixamos claro, “Sem anistia!”.

___________________________

13 de janeiro: Um marco histórico na trajetória da Universidade Federal do Rio Grande do Sul! Na manhã do dia 13 de janeiro, a sessão Consun aprovou por unanimidade a implementação de cotas nos programas de pós graduação da UFRGS. A resolução aprovada, decretou a efetivação de políticas afirmativas para pessoas pretas, pardas e indígenas; quilombolas; pessoas com deficiência; travestis e transexuais; pessoas refugiadas ou pessoas com visto humanitário e migrantes em condições de vulnerabilidade social. Na imagem acima, a bancada TAE do Consun reunida após a vitória.  Na mesma sessão foram aprovadas duas moções, uma repudiando os atos golpistas que ocorreram em Brasília e a outra exigindo a destituição da Reitoria interventora da UFRGS.

______________________

23 de janeiro: estudantes de teatro organizaram um ato denunciando os problemas que afetam a segurança e estrutura do prédio do Instituto de Artes e do Departamento de Artes Dramáticas (DAD).

_____________

25 de janeiro: O GT Mulher da ASSUFRGS Sindicato realizou o Seminário Estudo do Estatuto do Nascituro na Faculdade de Economia da UFRGS.

____________________

26 de janeiro: Nessa data, a ASSUFRGS lançou um curso preparatório para o concurso para cargos TAE da UFRGS. As aulas foram ministradas em ambiente virtual. Ministraram as aulas os colegas da categoria: Legislação (Igor Pereira); Língua Portuguesa (Vivian Ayres); Administração e Gestão; (Rui Muniz) e Informática (Jerônimo Menezes)

__________________

27 de janeiro: A primeira foto da comunidade trans da UFRGS. O evento ocorreu no Vão da Reitoria em razão do dia Nacional da Visibilidade Trans que é celebrado nesse domingo (29).

________________________

Fevereiro

07 de fevereiro: A Fasubra Sindical, junto com demais entidades sindicais, se reuniram para o lançamento da Mesa Nacional de Negociação Permanente no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O evento contou com presença de oito ministros de Estado.

_______________________

16 de fevereiro: No Ministério da Economia, a FASUBRA participou da primeira reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP). No encontro foi apresentado o reajuste de 9% nos salários dos servidores públicos federais, além de um plano de reajuste no auxílio alimentação. Relembre aqui.

_____________________

23 de fevereiro: Após a revogação da IN 89, o Ministério da Gestão sinalizou um prazo de 90 dias para a revisão das normativas referente ao Programa de Gestão de Desempenho, que inclui modalidade de teletrabalho, entre outras medidas, no serviço público. ASSUFRGS e integrantes da CIS da UFRGS, da UFCSPA e do IFRS propuseram alterações no Programa de Gestão de Desempenho.

__________________________

23 de fevereiro: O Conselho de Representantes realizou sua primeira reunião de 2023, ainda na gestão passada. Nas pautas: Recomposição do Conselho Fiscal e Recomposição da coordenação da Assufrgs.

____________________

24 de fevereiro: 1ª Assembleia Geral da categoria em 2023 ocorreu em formato ordinário, para que os colegas pudessem debater a proposta de reajuste de 9% apresentada então pelo Governo Federal. Relembre os encaminhamentos tirados na assembleia.

__________________

27 de fevereiro: neste dia, a ASSUFRGS Sindicato esteve presente no IFRS Alvorada. Na oportunidade, as coordenadoras do sindicato, Tamyres Filgueira, Laís Camisolão e Gabriela Godoy, debateram com os colegas sobre a conjuntura e também questões específicas dos servidores do campus do IFRS.

___________________

28 de fevereiro: A ASSUFRGS participou da 1ª Reunião da Comissão de Educação e Cultura da ALERGS. Representou o sindicato o Coordenador-geral Gabriel Focking. Confira o relato.

foto Marta Resing

_______________

Março

01ª de março: Assembleia Geral e Assembleia de Filiados da ASSUFRGS. O reajuste salarial foi o tema central da Assembleia Geral, já que no dia 28 de fevereiro, em ultima reunião com as entidades sindicais o governo apresentou uma contraproposta de 7,8% de reajuste + R$200 no vale alimentação. No entendimento das entidades, o governo tinha a possibilidade de pagar com o dinheiro disponível na LOA 2023 9% ou mais de reajuste, tendo o benefício do auxílio alimentação, saindo de outras rubricas. Ao final do último encontro o governo admitiu que poderia pensar em uma nova proposta, que deveria ser apresentada no início de março. Confira os encaminhamento da Assembleia da ASSUFRGS. Já a Assembleia de Filiados aprovou alteração na coordenação e aponta nova eleição do conselho fiscal para 2º semestre.

_______________

03 de março: Vereadores de Caxias do Sul aprovam por unanimidade abertura do processo de cassação de Sandro Fantinel. A ASSUFRGS Sindicato esteve presente nessa mobilização acompanhando de perto toda a movimentação na Câmara. Tamyres Filgueira, Coordenadora-Geral da Assufrgs afirmou que o sindicato vai seguir vigilante ao processo para garantir não só a cassação do vereador racista mas que ele também seja penalizado na lei pelo seu crime. 

______________

06 de março: O GT Mulher da ASSUFRGS realizou o “debate ao vivo” sobre violência contra a mulher, no Youtube do sindicato, você pode assistir a íntegra aqui.

________________

06 de março: 1ª Reunião do ano do GT Aposentados e Pensionistas ocorreu com a presença do advogado, Rogério Viola Coelho, da Assessoria Jurídica do sindicato.

________________

08 de março: A Marcha Nacional dos Dia das Mulheres iniciou a concentração na Praça da Matriz, onde ao meio dia (12h) aconteceu um almoço coletivo organizado pela MTD – Movimento de Trabalhadoras por Direitos. Já a partir das 14h, muitas se encaminharam até a Assembleia Legislativa, para as homenagens ao Dia da Mulher e a cerimônia do “Troféu Mulher Cidadã”. Nossa parceira, Adriana Cunha, presidenta da Associação Unidos Terceirizados, foi homenageada no Plenário em razão de sua luta aos direitos dos terceirizados. A partir das 18h, os movimentos sociais de diversas vertentes se reuniram na Esquina Democrática para iniciar a tradicional marcha do 8 de março. Neste ano, a marcha contou com uma atração cultural de mulheres que se apresentaram durante a concentração. Vereadoras e deputadas federais fizeram falas importantes durante o ato. Lideranças de outros movimentos sociais também também se manifestaram.

____________________

09 de março: Encontro Nacional da Mulher Trabalhadora da FASUBRA Sindical, ocorreu no auditório da Faculdade de Saúde da UnB, em Brasília/DF. O evento contou com a delegação da ASSUFRGS, composta por 5 delegadas e 1 observadora. Ao todo, cerca de 150 participantes, debatem temas sobre a luta das mulheres de nossa categoria. Representaram a ASSUFRGS: Luci Mari Castro Leite Jorge, Maria Antonieta Cossio Xavier , Maria Luiza da Silva Ramos, Marisane Lovatto Odorizi , Maristela Cabral da Silva Piedade e Vivian Cristine Saldanha Ayres. Confira o relatório.

__________________

10 de março: Estudantes da UFRGS ocupam o prédio em Tramandaí e sessão do CONSUN para pressionar pela casa do estudante no litoral, melhora nas bolsas e fim da intervenção.

Processed with VSCO with preset

________________

10 e 11 de março: Plenária Nacional da Fasubra debateu a proposta de reajuste salarial do governo federal e outros temas. ASSURGS estava presente com delegação. Relembre dos encaminhamentos.

_______________________

13 de março: A Vice-reitoria da UFRGS, Patricia Pranke, realizou uma reunião com estudantes, técnicos e docentes para negociar a desocupação da Colônia de Férias em Tramandaí e a concessão de uma casa do estudante no Campus Litoral Norte. O atual reitor, Carlos Bulhões, não estava presente. Enquanto a reunião acontecia, estudantes realizam uma mobilização do lado de fora do prédio para pressionar a reitoria. A reunião foi encerrada sem uma conclusão final e Pranke não assinou nenhuma ata. A ASSUFRGS Sindicato reforçou que mais do que nunca precisamos estar unidos e organizados nessa mobilização afim de garantir uma moradia estudantil para os estudantes do Campus do Litoral Norte!

____________________

14 de março: A Assembleia Geral da ASSUFRGS Sindicato aprovou, por unanimidade, aceitar a nova proposta do Governo Federal de reajuste linear no percentual de 9,0% sobre a atual remuneração total, com Auxílio Alimentação no valor de R$ 658,00, a partir de 1º de maio de 2023. Na Assembleia também foi decidido iniciar uma forte campanha de reajuste salarial para o ano de 2024, para conseguir repor, de fato, as perdas da inflação.

________________

22 de março: Ocorreu a reunião de abertura do comitê de revogação do novo ensino médio. O encontro estava marcado às 14h na sala 102 na FACED, mas devido a super lotação da reunião, foi realocado para o pátio. A ASSUFRGS Sindicato forneceu a caixa de som para que a reunião pudesse acontecer e durante o evento importantes falas sobre a necessidade da revogação do novo ensino médio foram feitas.

____________________

24 de março: Neste dia o governo federal assinou o acordo pelo reajuste salarial linear de 9% para os servidores públicos federais (ativos e aposentados) + R$200 de reajuste no vale-alimentação, ambos para maio. A assinatura do acordo foi uma vitória da luta sindical, que conseguiu pressionar o governo Lula por uma reposição ainda nos primeiros 100 dias de governo. Em 28 de fevereiro o governo tinha apresentado uma proposta ainda menor, 7,8% de reajuste. O último reajuste aos servidores do executivo tinha ocorrido no governo Dilma, em 2016.

______________

27 de março: Divulgada pela reitoria da UFCSPA , a portaria nª182 de 2023, que autorizou o projeto piloto da jornada flexibilizada aos servidores lotados na Biblioteca da UFCSPA. Essa é uma vitória da luta da ASSUFRGS Sindicato e nossa categoria que se empenhou no último período em dialogar com a gestão da universidade sobre a importância da flexibilização da biblioteca, permitindo assim um atendimento mais adequado à comunidade universitária.  A flexibilização na biblioteca entrou em vigor no dia 3 de abril de 2023.

________________

27 de março: Neste dia, a comunidade do IFRS foi prestigiada com a presença da ex-ministra do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Nilma Gomes, que realizou uma palestra sobre educação étnico-racial. Confira o relato.

________________

29 de março: Ocorreu no auditório da ASSUFRGS uma reunião entre a assessoria jurídica do sindicato e o grupo de servidores vigilantes da UFRGS. A reunião teve como pauta os informes relativos à Ação Coletiva que diz respeito ao fator divisor para apuração das horas extras e horário noturnos. Além dos colegas vigilantes, esteve presente o Coordenador-jurídico da ASSUFRGS, Ricardo Souza. Confira como foi.

_____________________

Abril

04 de abril: Ocorreu na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul uma Reunião Ordinária híbrida da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia. O tema do encontro foi a Educação Profissional, Científica e Tecnológica no RS. O encontro contou com a presença da ASSUFRGS Sindicato, representada pela Coordenadora de Educação Política e Sindical, Gabriela Godoy, e pela representante do sindicato no Conselho Superior do IFRS, Márcia Tavares. Também marcaram presença o reitor do IFRS Júlio Xandro Heck e as reitorias do IFFar e IFSul. Veja o relato.

____________________

05 de abril: Neste dia, o GT Mulher da ASSUFRGS reuniu na sede central do sindicato com as seguintes pautas: vivências, relatos de encontro de mulheres da FASUBRA em Brasília, planejamento de atividades para um encontro de mulheres latino-americanas e caribenhas em Brasília, criação de um folheto de instrução para mulheres se protegerem de feminicídio e assédio, além de discutir relatos de abusos de autoridade ou misoginia no trabalho.

______________________

10 de abril: 2ª reunião do GT Aposentados e Pensionistas da ASSUFRGS em 2023. O evento iniciou com a Coordenadora de Cultura, Esporte e Lazer, Rosane Procaska trazendo alguns informes sobre a Colônia de Férias em Garopapa. A advogada Simone Chandelie esteve presente na reunião informando sobre a lista de patologias que podem garantir isenção do imposto de renda para os aposentados e acrescentou que o Escritório vai tentar levar à Brasília uma proposta de ampliar a lista de doenças que isenta o aposentado do imposto de renda.

_____________________

13 a 20 de abril: Assembleias Gerais descentralizadas da ASSUFRGS para a eleição de delegados para o XXIV Confasubra. Confira o relato de cada assembleia e relembre a delegação de 20 colegas eleitos para representar o sindicato.

_____________________

27 de abril: Reunião entre ASSUFRGS e reitoria da UFCSPA debateu flexibilização, novos concursos e teletrabalho. Confira o relato do encontro.

______________________

Maio

01º de maio: O Dia do Trabalhador em Porto Alegre reuniu centenas em frente ao gasômetro, por melhores condições de trabalho. Colegas da categoria e a Coordenadora-geral da ASSUFRGS, Tamyres Filgueira, compareceram ao ato.

__________________

02 de maio: A ASSUFGRS, juntamente com o Escritório Rogério Viola Coelho, que presta assessoria jurídica ao sindicato, estiveram no auditório da IGEO no Campus do Vale, tratando de temas relacionados à previdência do Servidor Público. Dr. Rogério Coelho deu um panorama sobre as alterações ao longo do tempo, restringindo direitos previdenciários dos servidores. Foram abordados ainda o Abono de Permanência e alguns casos pontuais, sobre a possibilidade de aposentadoria. Participaram da mesa, além de Rogério Viola Coelho, a advogada Simone Chandelier e o Coordenador Jurídico da ASSUFRGS, Ricardo Souza.

_______________

03 de maio: O encontro do GT Mulher da ASSUFRGS organizou a atividade das Mulheres do GT MULHER ASSUFRGS na Sede Campestre.

________________

08 de maio: O encontro mensal do GT Aposentados e Pensionistas teve a presença da advogada , Ana Luiza Esteves, que trouxe novidades do setor jurídico do sindicato e informes sobre o passeio para a XXIII Quermese em Garopaba, que ocorreu de 07 a 11 de junho

________________

08 de maio: Neste dia, os trabalhadoras e trabalhadores da TRENSURB entraram em greve reivindicando o pagamento de adicional de risco de vida do setor de segurança, e a retirada da Trensurb do Programa Nacional de Desestatização (PND) para ser vendida para iniciativa privada. A ASSUFRGS esteve presente no ato, em solidariedade ao movimento paredista. O movimento foi vitorioso, pois no final de maio o Governo Lula, retirou a Trensurb do plano de privatização.

_______________

03 de junho: O GT Mulher da ASSUFRGS realizou na Sede Campestre da ASSUFRGS, a “Atividade Cultural Rumo ao 3º Encontro de Mulheres da América Latina e Caribe”. O evento contou com música ao vivo, oficina de turbante, atividades infantis e brechó. Foi servido um almoço, com bebidas, salgados e doces sendo vendidos na hora.

______________

17 de maio: Servidores Públicos Federais realizaram ato simbólico na Entrada da Câmara dos Deputados, no Anexo II, contra a proposta de novo arcabouço fiscal. O projeto foi associado aos interesses do mercado financeiro e apontado como um modelo que não quebra efetivamente o atual ‘teto dos gastos’ e seguirá asfixiando os serviços públicos e limitando as políticas sociais. Tamyres Filgueira, Coordenadora geral da ASSUFRGS Sindicato, esteve presente no ato.

_________________

17 a 21 de maio: XXIV Confasubra reuniu em Brasília mais de mil TAEs de todo o país. Estiveram presentes, 1022 delegados de 49 entidades da base. A ASSUFRGS Sindicato esteve presente com uma delegação de 20 representantes eleitos em assembleias na UFRGS, UFCSPA e IFRS. Confira o relato e os encaminhamento do congresso.

_________________

23 de maio: ASSUFRGS participa do lançamento da Cartilha pela Auditoria da Dívida na Câmara dos Deputados, em Brasília. Representando o sindicato, Márcia Tavares. Confira o relato.

_________________

24 de maio: A ASSUFRGS realizou um Café da Manhã para denunciar o Arcabouço Fiscal, aprovado na calada da noite anterior na Câmara dos Deputados. Foi um momento de encontrar os colegas e dialogar com estudantes e trabalhadores da UFRGS sobre os impactos negativos do novo teto de gastos. A proposta de lei que mais tarde também seria aprovada no Senado e entraria em vigor, prejudica o orçamento das universidades e mais Institutos Federais e demais serviços públicos.

__________________

24 de maio: A FASUBRA esteve presente de reunião no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), para apresentação da minuta do “Protocolo da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP)”.

_________________

24 de maio: Ocorreu em formato virtual ASSEMBLEIA GERAL Extraordinária da ASSUFRGS! Na pauta: Informe sobre CONFASUBRA; Arcabouço fiscal e GT Carreira.

________________

29 de maio: Reunião virtual do GT LGBTQIA+ debateu a construção de um seminário LGBTQIA+ da ASSUFRGS, o dia do Orgulho LGBTQIAPN+ e assuntos gerais.

_________________

__________________

Junho

06 de Junho: Assembleia Geral da ASSUFRGS aprovou plano de luta contra o Arcabouço Fiscal. Assembleia ocorreu no Salão Nobre da UFCSPA. Ainda foi aprovada a recomposição do GT Carreira da ASSUFRGS, seguindo um pedido da categoria e definição do XXIV Confasubra. Relembre aqui.

___________________

06 a 16 de junho: O GT Aposentados e Pensionistas da ASSUFRGS realizou um passeio de 10 dias à Garopaba, durante a realização da 23ª edição da Quermesse do município.

__________________

12 de junho: A ASSUFRGS debateu com reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, sobre a jornada de 30 horas para Assistentes Sociais. Participaram do encontro as assistentes sociais: Neila Sperotto(campus Rolante), Paloma Fernandes (Campus Caxias) e Anannda Dias (Campus Rio Grande), além do coordenador da Assufrgs, Ricardo Souza (UFCSPA). Confira o relato do encontro.

__________________

13 de Junho: ASSUFRGS participou do lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, no auditório Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados.

________________

13 de Junho: A ASSUFRGS participou de uma reunião com a assessoria do senador Omar Aziz, relator do Arcabouço Fiscal. Na ocasião, foram levantadas pautas sobre o descongelamento de bolsas estudantis para os Institutos federais, a falta de servidores na máquina pública e reposição salarial. Segundo a Coordenadora de Educação e Política Sindical, Gabriela Godoy, a assessoria afirmou que haverá alterações na PL do Arcabouço, mas que não pode garantir nada. Também foi pontuado que todas as pautas levantadas já estão sendo discutidas entre os senadores.

_________________

21 de junho: Servidoras e servidores públicos participaram, da segunda reunião na Secretaria de Gestão de Pessoas e de Relações de Trabalho (SGPRT), vinculada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), para discutir o novo protocolo e diretrizes da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP). O FONASEFE, incluindo Fasubra, e o FONACATE estiveram presentes na reunião.

_________________

22 de junho: Assufrgs participou de reunião da Comissão do Consun UFRGS que avaliou a destituição do interventor. O encontro ocorreu na sala 605 da FACED, reunindo membros do Consun e representantes das entidades sindicais da comunidade universitária.

_________________

23 de junho: 1ª Reunião da retomada do GT Carreira da ASSUFRGS. Foi debatida a organização e metodologia do grupo de trabalho. Ficou definido que será realizada no mínimo uma reunião semanal, sendo preferencialmente no formato presencial com possibilidade de acesso híbrido para quem não possa comparecer. Relembre aqui.

__________________

27 de Junho: Ocorreu a segunda reunião do GT Carreira da ASSUFRGS. Desta vez, em formato híbrido. Na ocasião, Tônia Duarte, apresentou histórico das alterações na carreira dos TAEs ao longo dos anos. A apresentação está disponível para todos, clicando aqui.

_________________

28 de Junho: Assembleia de Filiados aprova Comissão Eleitoral para eleição do Conselho de Representantes e do Conselho Fiscal. O encontro foi sediado na Faculdade de Farmácia da UFRGS. Confira os encaminhamentos.

________________

28 de Junho: Foi realizado um registro simbólico da comunidade LGBTQIA+ da UFRGS para celebrar o Dia do Orgulho. O momento aconteceu no vão da reitoria da universidade por volta das 12h, mesmo com a chuva, contou com a presença de estudantes e servidores. A iniciativa foi organizada pelo CABAM, ASSUFRGS e CAPP.

________________

28 de junho: Em reunião com Fasubra, MEC informa que está garantida abertura de mesa de supervisão da carreira. Confira como foi o encontro.

_______________

30 de Junho: Em reunião ocorrida neste dia, as entidades que compõem o Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais (Fonasefe), entre elas a Fasubra, decidiram por um índice de reposição, para ser apresentado ao governo. A primeira reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) estava então marcada para o dia 11 de julho. Foi definido 53,05% de reajuste em três parcelas: Reajuste em 2024 de 15,24%; em 2025 de 19,85% e em 2026 de 19,85%. Relembre aqui.

________________

Julho

03 de julho: GT Carreira da ASSUFRGS realiza nova reunião e segue os trabalhos na construção da proposta de aperfeiçoamento da carreira.

______________

10 de Julho: A ASSUFRGS realizou a inauguração da nova Sala dos Aposentados e Pensionistas. Confira como foi o momento.

__________________

11 de julho: 1ª rodada da Mesa de Negociação Permanente com Governo Federal ocorreu neste dia. Servidores apresentam as reivindicações da campanha salarial 2024 e outras demandas. Confira o relato.

______________

11 de julho: Assembleia Geral da ASSUFRGS aprovou delegação para representar a ASSUFRGS na próxima Plenária da Fasubra. Também foi debatida a proposta de campanha salarial 2024, apresentada pelos servidores federais ao Governo Federal naquele dia. Confira os encaminhamentos da Assembleia.

_________________

14 de julho: Coordenação da Assufrgs e Assessoria Jurídica visitaram unidades da UFRGS com o objetivo de reunir com setores que necessitam orientações para combater situações de possível assédio moral!

_______________

15 de 16 de julho: Plenária da Fasubra define plano de luta e encerra pontos em aberto do Confasubra. ASSUFRGS foi representada por delegação de 4 delegados.

_______________

25 de Julho: Mais uma reunião do GT Carreira em formato híbrido deu sequência ao trabalho elaborado pelos companheiros da ASSUFRGS.

______________

25 de Julho: Ocorreu a 2ª rodada da Mesa Nacional de Negociação Permanente, entre SPFs e Governo Federal. Confira como foi.

_____________

Agosto

03 de agosto: A ASSUFRGS realizou uma “Roda de Conversa virtual” sobre impactos do Arcabouço Fiscal, campanha salarial e melhorias na carreira. Assista a íntegra abaixo:

____________

04 de agosto: 1ª festa do GT LGBTQIA+ da ASSUFRGS ocorreu no Povoada Gastrobar e contou com a realização de uma MiniBall Sindical, trazendo um pouco da cultural BallRoom de Porto Alegre.

____________

10 de agosto: PARALISAÇÃO na UFRGS, UFCSPA e IFRS. Atendendo chamado nacional da FASUBRA, paralisamos as atividades e realizamos Assembleias, Geral e de Filiados, na Faculdade de Ciências Econômicas. Ao final da manhã, ocorreu uma ato unificado em frente à FACED, com a presença de TAEs e docentes da UFRGS, UFCSPA, IFRS, UFSM, UFPel e FURG – 11h em frente à FACED. A Assembleia aprovou a luta por carreira/salário, paridade e destituição do interventor. Já a Assembleia de Filiados aprovou o uso do fundo de greve, para dar suporte nas lutas do período.

_____________

10 de agosto: Ato unificado reúne TAES e docentes de diversas universidades federais do RS na UFRGS. Confira o relato da mobilização.

______________

11 de agosto: A Alergs inaugurou a Frente Parlamentar de Apoio e Incentivo aos Institutos Federais. O encontro contou com a presença da Coordenadora da ASSUFRGS, Gabriela Godoy e colegas da comunidade do IFRS Viamão, Canoas, Alvorada, Restinga, além de colgas do IFSul. 

_____________

11 de agosto: IFRS lança programa de eficiência energética em 16 campi. A ASSUFRGS Sindicato esteve presente no evento sendo representada por Marcia Tavares e a coordenadora Gabriela Godoy.

___________

14 de agosto: Neste dia, o Salão de Atos da UFRGS recebeu a Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. Além de Anielle, o palco foi composto pela bancada negra da Porto Alegre, deputados federais do RS, lideranças quilombolas e indígenas, mães de santo da religião afro-brasileira e técnicos, docentes e discentes da universidade. Na plateia, mais de mil pessoas presentes. Confira o relato.

____________

14 de Agosto: Encontro do GT Aposentados e Pensionistas de agosto foi especial. Com a realização de um almoço especial dedicado aos pais e avós da categoria.

____________

16 de agosto: 23ª Marcha das Margaridas em Brasília. ASSUFRGS marcou presença com delegação. Ao final do evento, que reuniu mais de 100 mil pessoas, foram assinados oito decretos pelo presidente Lula, em resposta às reivindicações do movimento social.

___________

18 de agosto: Comissão que iria propor a PARIDADE na UFRGS realizou encontro para ouvir entidades da comunidade universitária. Representantes da ASSUFRGS, ANDES, APG, DCE e ADUFRGS marcaram presença no encontro. Relembre como foi.

____________

22 de agosto: A ASSUFRGS Sindicato lançou um Concurso de Charges sobre a Destituição dos Interventores da UFRGS. A ação culminou na ira da reitoria interventora, que entrou na justiça para tentar censurar a atividade. Em resposta à tentativa de censura, diversos cartunistas do país mandaram charges em apoio ao sindicato e à comunidade universitária. Confira algumas delas abaixo:

________________

24 de agosto: Ocorreu a quinta reunião da Comissão Eleitoral do Conselho de Representantes da ASSUFRGS. A proposta de regimento e calendário do processo eleitoral, seria apreciada em Assembleia de Filiados.

______________

29 de agosto: Na quarta rodada da Mesa Nacional de Negociação Permanente, o Governo Lula propõe 1% de reajuste para 2024. Confira o relato.

__________

30 de agosto: Os servidores públicos federais realizaram um Ato Nacional em Brasília-DF, na Esplanada dos Ministérios, por reposição salarial e aperfeiçoamento das carreiras. ASSUFRGS esteve presente com delegação!

_____________

30 de agosto: A ASSUFRGS, em conjunto com o escritório Rogério Viola Coelho, comunicou nesta data, com muita satisfação, que o processo Nº 5025400-89.2018.4.04.7100 que buscava o fim do desconto do auxílio-creche e o pagamento retroativo dos valores descontados na UFRGS foi vitorioso. Aproximadamente 400 servidores estão sendo beneficiados com algum valor. Saiba os detalhes aqui.

____________

Setembro

01º de setembro: ASSUFRGS lança campanha pelo reajuste e melhorias na carreira em diferentes campi da base. Foram colocadas faixas em parceria com o ANDES/UFRGS e Sindoif em diferentes campi da base: Campus Centro, Saúde, Vale e Campus Litoral Norte da UFRGS. IFRS PoA, Restinga, Viamão, Canoas, Alvorada, Rolantes e Osório. A UFCSPA também recebeu uma faixa.

__________

04 de setembro: Ocorre no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o debate “Ucrânia: Paz ou 3ª Guerra Mundial?”. A ASSUFRGS apoiou marcou presença, com os Coordenadores-geral Gabriel Focking, Laís Camisolão e Tamyres Filgueira. O sindicato ainda realizou transmissão ao vivo do debate. Confira a íntegra aqui.

____________

04 de setembro: 1ª Mesa de Negociação Específica junto ao Governo Federal para tratar a carreira PCCTAE encerrou sem propostas do governo. A bancada sindical, FASUBRA e SINASEFE apresentou os parâmetros gerais da carreira e a metodologia de discussão do aprimoramento da carreira em curto, médio e longo prazo. Confira como foi.

____________

05 de setembro: Nesta dia, a Universidade Federal de Ciência e Saúde de Porto Alegre, realizou um evento de lançamento do NEABI UFCSPA, Núcleo de Pesquisas Afro-brasileiras e Indígenas. O evento iniciou às 17h e contou com a presença de lideranças quilombolas, do movimento negro, estudantil e sindical. ASSUFRGS Sindicato acompanhou o momento. Confira o relato.

___________

05 de setembro: A ASSUFRGS realizou uma Assembleia Geral, que aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS. O ponto central da pauta foi a discussão sobre o reajuste salarial dos técnicos-administrativos. A mesa apresentou uma proposta de nota, que após 10 inscrições para fala dos presentes na assembleia, resultou em encaminhamentos importantes: 1) a aprovação da nota pública repudiando proposta de reajuste menor do que 0%; 2) a cobrança da Fasubra pelo respeito à proporcionalidade na composição da Direção Nacional; 3) a organização de reuniões por campi para promover o debate sobre a carreira. Confira o relato.

__________

05 de setembro: No mesmo dia, a Assembleia de Filiados da ASSUFRGS aprovou o Regimento Eleitoral da Eleição para o Conselho de Representantes da ASSUFRGS. As inscrições das chapas ocorreram de 20 de setembro a 04 de outubro! A eleição ficou definida para o dia 07 de novembro! Relembre aqui.

__________

06 de setembro: Ocorreu reunião pública sobre saúde e segurança na UFRGS no Auditório do ILEA/IFCH. O objetivo do encontro foi chamar a atenção para Saúde e Segurança na UFRGS, promover as COSATs e o Projeto do Ambulatório de Primeiro Atendimento no Vale e divulgar atividades das COSATs e CONSSAT. Foi discutido sobre os problemas e riscos no Campus do Vale e saúde mental.

_________

06 de setembro: Em reunião com MEC, Fasubra reforçou as pautas sobre o PCCTAE, CNSC, concursos e democracia nas IFEs. O encontro aconteceu na sala de Reuniões da SESU/MEDC, para abertura de mesa de negociação da FASUBRA Sindical, iniciando as discussões dos itens da pauta em relação ao aprimoramento do PCCTAE e da solicitação de reinstalação da CNSC. Veja o relato do encontro.

____________

11 de setembro: Reunião mensal do GT Aposentados e Pensionistas da ASSUFRGS contou com um momento de comemoração dos aniversariantes dos últimos quatro meses! Além da confraternização, a reunião sempre proporciona debates relevantes. Desta vez, o tema foi um assunto complexo, que sempre fomenta dúvidas em nossa categoria: os diferentes regramentos para a pensão por morte. O cálculo varia se o servidor estava na ativa ou aposentado na data do óbito e também difere conforme a quantidade de dependentes. Veja aqui.

_________

12 de setembro: ASSUFRGS realizou formação prévia para o X Encontro Nacional de Aposentados e Pensionistas da Fasubra. Confira como foi a atividade.

________

13 de setembro: Um incêndio atingiu a área próxima ao Prédio Centenário da Engenharia UFRGS. O ocorrido levantou forte debate dentro da comunidade universitária, sobre a situação precária de muitas unidades da universidade. Felizmene, ninguém se feriu. Relembre o caso.

_________

15 a 17 de setembro: X Encontro Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Fasubra, ocorreu em Brasília. A ASSUFRGS Sindicato esteve presente, sendo representada pelos colegas Maria Luiza Ramos e Teresinha Costa Fraga (Coordenadoras de Assuntos de Aposentadoria), Antonieta Xavier, Maria Luiza Silva da Silva, Sirlete Graoski e Toni Soder.

________

18 de setembro: Assembleia Geral da ASSUFRGS aprovou proposta de aperfeiçoamento da carreira elaborada pelo GT Carreira local. Documento foi enviado ao GT Nacional para a elaboração da proposta final que seria ainda este ano apresentada ao MEC. Confira o relato da Assembleia.

___________

19 de setembro: ASSUFRGS participou do lançamento das Frentes Parlamentares Contra os Juros Abusivos e pela Auditoria da Dívida Pública, que ocorreu no Plenário 2 da Câmara dos Deputados. Os trabalhos foram conduzidos pela deputada federal Fernanda Melchiona (PSOL-RS) e pelo deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ). 

___________

22 de setembro: ASSUFRGS e ANDES/UFRGS denunciam ao MPF e à AGU ilegalidades da Procuradoria Geral da universidade. Relembre aqui.

___________

30 de setembro a 01º de outubro: Ocorreu em Brasília a Plenária Nacional da Fasubra que aprovou a proposta da federação para modificações no PCCTAE. A ASSUFRGS esteve presente na Plenária com delegação de cinco integrantes: Arthur Bloise, Maristela Piedade, Rosane Procaska, Silvio Corrêa e Vivian Ayres. Confira o relato da Plenária.

__________

Outubro

03 de Outubro: No Dia Nacional de Luta em Defesa do Serviço Público, a ASSUFRGS realizou um café da manhã com falas e informes sobre as pautas da luta, reajuste e aperfeiçoamento da carreira. Evento ocorreu em frente ao CPD UFRGS (R. Ramiro Barcelos, 2574 – Campus Saúde). Confira o relato completo da atividade.

_________

03 de outubro: A proposta de alterações no PCCTAE, aprovada em Plenária da Fasubra, foi apresentada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em reunião no dia 03 de outubro. Sinasefe também estava presente no encontro. Enquanto a Mesa ocorria nas dependências do MGI, do lado de fora dezenas de trabalhadores fizeram uma manifestação. Colegas da ASSUFRGS participaram do ato: Arthur Bloise, Rosane Procaska, Silvio Corrêa e Vivian Ayres.

_________

03 de outubro: A ASSUFRGS Sindicato participou do Seminário da Carreira dos TAEs, realizado pela APTAFURG, em Rio Grande.  O objetivo do evento foi trazer os diversos aspectos relacionados a nova estrutura da carreira que está sendo debatida entre a categoria e o governo federal.

_________

06 de outubro: O NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos da UFRGS) em parceria com a Associação Unidos Terceirizados entregou mais de 100 cestas básicas nesta sexta-feira (06) para trabalhadoras terceirizadas da UFRGS. A iniciativa teve apoio da ASSUFRGS e da FACED (Faculdade de Educação da UFRGS) e faz parte da campanha UFRGS Contra a Fome, que arrecada doações de alimentos aos quilombos, aldeias indígenas, e periferias de POA e região.

_________

06 de outubro: A 2ª festa do GT LGBTQIA+ da ASSUFRGS ocorreu no Bar Odara, na Cidade Baixa, com o tema: “Festa da Diversidade”.

_______________

09 a 11 de outubro: X FNCIS reúne representantes de mais de 50 IFEs do país para debater a carreira TAE. Evento foi organizado pela CIS/UFRGS, com apoio da ASSUFRGS, e ocorreu no Centro Cultural da UFRGS. Confira os encaminhamentos do Fórum Nacional.

_________________

16 de outubro: Reunião Mensal do GT Aposentados e Pensionistas

_______________

17 de outubro: A comunidade da UFRGS esteve reunida no pátio da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS (Fabico) para repudiar mais um ato de racismo que ocorreu dentro da universidade. A professora Gláucia Vaz sofreu ataques racistas e machistas de um estudante. Infelizmente, a direção da unidade e a reitoria da UFRGS não deram a atenção devida ao caso. Confira a cobertura da mobilização.

__________________

17 de outubro: A 1ª reunião da Frente Parlamentar pelo Limite dos Juros e Auditoria da Dívida Pública com participação popular, ocorreu de forma online, com a presença da coordenadora da Frente, deputada federal Fernanda Melchionna, e do deputado Lindbergh Farias, que coordena a Frente contra os Juros Abusivos, mais de 50 participantes definiram a organização de um seminário no próximo dia 21 de Novembro. A ASSUFRGS marcou presença com a representante do sindicato no Conselho Nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Márcia Tavares.

__________

18 de outubro: Manifestação em Porto Alegre pediu paz na Faixa de Gaza e condenou ataques de Israel. O “Ato pela paz! Dar voz à Palestina” foi promovido pela Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal), coordenada pelo vereador Pedro Ruas (PSOL) e pela deputada estadual Laura Sito (PT), com apoio de movimentos sociais e de partidos da Capital. O evento começou às 19h no interior do Simpa. Por volta das 20h, os manifestantes deixaram o sindicato e deram início a uma caminhada pela Cidade Baixa. A Coordenadora-geral da ASSUFRGS, Tamyres Filgueira, estava presente.

________

19 de outubro: Evento sobre os 10 anos do PNE reuniu na UFRGS Luiza Erundina, Daniel Cara, Catarina Almeida, entre outros convidados. Confira a cobertura completa do evento.

____________

20 de outubro: Através de portaria, o MEC reinstalou a Comissão Nacional de Supervisão da Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (CNSC). Apesar de nunca ter parado de se organizar nas instâncias sindicais, no âmbito do MEC a CNSC estava paralisada nos últimos governos, a partir de 2016.

____________

24 de outubro: O auditório da ASSUFRGS recebeu a reunião de organização do Novembro Antirracista Unificado. O encontro foi híbrido e reuniu representações de diferentes coletivos, movimentos sociais e sindicatos da capital e do interior do estado.

___________

26 de outubro: ASSUFRGS marcou presença em mais um ato em solidariedade ao povo palestino. Estavam na manifestação, os Coordenadores Tamyres Filgueira, Erick Vaz e Ricardo Souza.

_________

27 de outubro: Construção de novos campi dos Institutos Federais é debate de Audiência no IFRS Porto Alegre. Promovido pela Câmara dos Deputados Federais, o evento teve a participação do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) Getúlio Marques Ferreira, da deputada federal Maria do Rosário e dos reitores do IFRS, IFFar e IFSul. Também estiveram presentes prefeitos e vereadores e representantes de 22 cidades gaúchas que têm interesse em receber um campus da Rede Federal. Colegas de diferentes campi do IFRS acompanharam o encontro.

__________

31 de outubro:  Em Assembleia Geral, ASSUFRGS aprova dia de paralisação em 08 de novembro, pelo reajuste salarial da categoria, conforme calendário de lutas da Fasubra. A paralisação foi aprovada por ampla maioria, com 06 abstenções e nenhum voto contrário. Ainda em assembleia, foi aprovado fazer um seminário em parceria com o GT Carreira como uma das atividades do dia luta, além da construção de um ato unitário com os docentes.

_____________

Novembro

02 de novembro: Livro que aborda a construção e a defesa da EJA pública e popular teve lançamento e sessão de autógrafos na 69º Feira do Livro de Porto Alegre. Um dos organizadores da obra é o colega TAE da UFRGS, César Rolim. Confira a cobertura do lançamento.

_____________

07 de novembro: Neste dia ocorreram as eleições para o Conselho de Representantes da ASSUFRGS, Gestão 2023/2025. Foram eleitas 49 chapas para o CR. Participaram do pleito, 349 votantes, totalizando 714 votos. Confira o edital com a homologação do resultado.

_______________

08 de novembro: PARALISAÇÃO na UFRGS, UFCSPA e IFRS. Neste dia, a ASSUFRGS realizou seminário para debater sobre o aperfeiçoamento da carreira. Evento ocorreu no Auditório da Fabico.  A mesa foi composta pelos Coordenadores Ricardo Souza e Maristela Piedade, além da colega Marcia Tavares. Confira o relato.

__________

14 de novembro: A gestão 2023/2025 do Conselho de Representantes da ASSUFRGS foi empossada na noite do dia 14 de novembro. A posse ocorreu na Sala 102 da FACED. O CR tem como um dos seus principais objetivos dar voz às demandas específicas de cada setor de trabalho e dos aposentados e pensionistas. Relembre como foi a cerimônia.

____________

16 de novembro: A 5ª rodada da mesa de negociação com o governo acabou sem avanços na pauta salarial. Confira o relato.

______________

17 a 27 de novembro: 18º Encontro dos Aposentados e Pensionistas da ASSUFRGS em Garopaba/SC

_____________

20 de novembro: Foto das Negras e Negros da UFRGS 2023 reúne centenas de participantes no palco do Salão de Atos. Este é o sétimo ano consecutivo em que a comunidade negra da UFRGS faz a foto,

__________

20 de novembro: No Dia da Consciência Negra, UFRGS concede título de Doutor Honoris Causa ao escritor Oliveira Silveira. Oliveira Silveira é reconhecido como um dos nomes responsáveis por fortalecer a identidade negra gaúcha. O título foi entregue à filha dele, Naiara Oliveira Silveira, em sessão do Consun.

____________

20 de novembro: A Marcha Zumbi Dandara, que anualmente no mês da Consciência Negra, caminha pelas ruas de Porto Alegre, coloriu o centro da capital gaúcha mais uma vez neste 20 de novembro. A concentração iniciou às 17h na Esquina Democrática, com a apresentação do Grupo Brasil Estrangeiro, reunindo diversos coletivos do movimento negro do Rio Grande do Sul, sindicatos e centrais sindicais. Os presentes se revezaram nas falas do carro de som, onde protestaram contra o genocídio do povo negro em suas diferentes práticas, da violência policial à exclusão social.

___________

21 de novembro: Reunião Ampliada da Coordenação com o Conselho de Representantes debate a mobilização pela Paridade na UFRGS. Após amplo debate entre coordenadores e representantes da base, foi tomada a decisão de chamar um forte ato no dia 24 de novembro, com paralisação na UFRGS.

_________

21 de novembro: 1ª Reunião da retomada da CNSC. A Comissão Nacional de Supervisão da Carreira é composta por um total de 16 membros titulares e 8 suplentes, divididos igualmente entre a bancada sindical e a bancada institucional. A bancada sindical é formada por representantes indicados pela FASUBRA e Sinasefe, entre eles Tônia Duarte, colega TAE da UFRGS.

_________

24 de novembro: Dia histórico para a comunidade universitária da UFRGS! Foi aprovada a PARIDADE na consulta para escolha da reitoria. Uma reivindicação de mais de 30 anos dos TAEs e estudantes, que finalmente virou realidade. Confira no relato como foi a sessão do CONSUN que debateu e aprovou a paridade.

___________

28 de novembro: Assembleia Geral aprova mobilização pela destituição da reitoria interventora da UFRGS. Ainda foram eleitos os delegados para a Plenária Nacional da Fasubra. Confira os encaminhamentos.

_______

Dezembro

01º de dezembro: Em sessão autoconvocada, o Conselho Universitário da UFRGS aprovou o parecer elaborado por Comissão Especial Paritária que apontou a necessidade de destituição da atual reitoria da UFRGS: Carlos André Bulhões (reitor) e Patrícia Pranke (vice). Fazem parte da Comissão que elaborou o parecer, os TAEs: Rafael Berbigier, Tamyres Filgueira e Vivian Ayres. Confira o relato de mais essa vitória da comunidade universitária!

______________________

04 de dezembro: Comunidade da UFRGS entrega ao MEC parecer que pede a destituição da reitoria interventora. Comitiva da ASSUFRGS, ANDES e DCE UFRGS participaram de uma reunião com a Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC), Denise Pires de Carvalho, para iniciar o diálogo sobre a destituição do reitor Carlos Bulhões.

__________________

06 de dezembro: a comunidade do Campus Viamão realizou um ato simbólico para prestar solidariedade às servidoras Alba Cristina Santos Salatino (técnica) e Márcia Victória Silveira (docente), que sofreram racismo de uma estudante da instituição. A criminosa chamou ambas de “macaca”, em momentos diferentes. Quando os casos vieram á tona, a comunidade do IFRS se mobilizou contra o ato racista.

08 de dezembro: a ASSUFRGS Sindicato realizou uma Roda de Conversa sobre a luta pela Paridade na UFCSPA. A reunião ocorreu no Salão Nobre da universidade e contou com representantes dos técnicos e estudantes, incluindo membros do Conselho Universitário da instituição.

_________

09 e 10 de dezembro: Plenária da Fasubra aprova intensificar a luta pelo aperfeiçoamento da Carreira. Presentes os delegados: André Telles, Adriana Ramos, José Luís Rockenbach (Neco) e Maristela Piedade. A Plenária ainda aprovou ESTADO DE GREVE.

__________________-__

07 de dezembro: A última reunião do ano do GT Mulher fez planejamento das lutas em 2024 e realizou confraternização na sede centro do sindicato.

_________

11 de dezembro: Ocorreu a primeira reunião entre Fasubra e Sinasefe para a construção de uma proposta única de aperfeiçoamento do PCCTAE. Ambas apresentaram propostas distintas ao governo federal.

_______

14 de dezembro: O Conselho de Representantes da ASSUFRGS Gestão 2023/2025 realizou sua primeira reunião. O encontro teve como pauta central a eleição da Coordenação do CR e a agenda de lutas do sindicato na próxima semana. Foram eleitos Fabiano Holderbaun, Mariane Quadros e Rafael Berbigier como Coordenadores titulares, e Ana Maris Carlesso, César Rolim e Maria de Lourdes Ambrósio, como suplentes.

__________

15 de dezembro:  Servidores Técnico-Administrativos em Educação e estudantes da graduação e pós-graduação da UFCSPA realizaram um encontro com a presença da reitora da universidade, Lucia Pellanda. A reunião tinha como pauta: a paridade na eleição para reitoria da UFCSPA e a proposta de ampliar a publicidade a transparência das sessões dos conselhos CONSUN e Consepe. Confira o relato.

_________________________

18 de dezembro: ASSUFRGS realizou debate com transmissão ao vivo sobre a negociação salarial/ carreira. Participam do debate: Berna Menezes, Tônia Duarte e José Luís Rockenbach (Neco). A mediação foi de Maristela Piedade. Assista a íntegra abaixo:

___________

18 de dezembro: Na 6ª rodada da Mesa Nacional de Negociação Permanente o governo federal informou aos servidores públicos federais que não dará reajustes salariais aos funcionalismo no ano de 2024. A proposta oficial é o plano de elevar o auxílio-alimentação de R$ 658 para R$ 1 mil; a contrapartida dos planos de saúde de R$ 144 para R$ 215; e o auxílio-creche de R$ 321 para R$ 484,90. Segundo o governo, isso representará 51,06% de reajuste nos auxílios. As mudanças seriam implementadas a partir de maio de 2024.

________________

19 de dezembro: Um dia após o Governo Federal propor 0% de reajuste salarial aos servidores públicos em 2024, com reposição apenas em auxílios, a ASSUFRGS Sindicato aprovou em Assembleia Geral da categoria, o ESTADO DE GREVE dos servidores Técnico-Administrativos em Educação da UFRGS, UFCSPA e IFRS. Confira os encaminhamentos.

____________

20 de dezembro: Em festa de final de ano, ASSUFRGS celebra a vitória da paridade na UFRGS. Evento reuniu colegas TAEs de diferentes unidades da UFRGS, UFCSPA e IFRS, além de docentes e discentes.