Nota de Solidariedade ao Vereador Jonas Reis
A Coordenação da ASSUFRGS – Sindicato dos Técnico-Administrativos em Educação da UFRGS, UFCSPA e IFRS manifesta sua solidariedade ao vereador da capital Jonas Reis (PT), que recebeu um protocolo de queixa-crime por calúnia e injúria apresentado pelo prefeito Sebastião Melo (MDB).
Entendemos que a política deve ser pautada pelo debate construtivo e respeitoso, no qual as críticas são fundamentais para o aprimoramento da gestão pública. No entanto, é preocupante vermos o uso do aparato judicial para silenciar vozes discordantes e legítimas no cenário político.
As postagens do vereador Jonas Reis refletem a liberdade de expressão e o direito legítimo de fiscalizar e questionar as ações do poder executivo municipal. Lembrando que o papel dos parlamentares é representar os interesses da população e exercer o controle democrático sobre os atos do poder público. Portanto, qualquer tentativa de coibir essa função é um ataque à democracia e aos princípios constitucionais.
Expressamos nossa solidariedade ao vereador Jonas Reis e reiteramos nosso compromisso com a defesa da liberdade de expressão, da democracia e do estado de direito!