VITÓRIA ANTIRRACISTA: Comissão decide por expulsão do aluno que cometeu racismo contra a professora Glaucia Vaz da UFRGS

A ASSUFRGS Sindicato celebra um passo importante na busca pela expulsão do aluno que cometeu racismo contra a professora da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico), Gláucia Vaz, em julho de 2023. A comissão da UFRGS que conduziu o Processo Disciplinar Discente (PDD) considerou as ações do aluno como uma infração estudantil gravíssima, envolvendo racismo e misoginia.

A decisão da comissão pela expulsão do aluno representa uma resposta firme e necessária contra o racismo e a intolerância dentro da comunidade acadêmica. Apesar do veredito do processo disciplinar, cabe agora ao reitor aceitar ou não a expulsão do discente.

O caso ocorreu em 19 de julho de 2023, quando a professora Gláucia Aparecida Vaz, do curso de Biblioteconomia, foi alvo de comentários racistas por parte do estudante. Em 17 de outubro de 2023, após o ocorrido vir à publico, a comunidade universitária realizou uma manifestação contra o racismo na instituição e pela expulsão do criminoso. A ASSUFRGS marcou presença na atividade. Relembre aqui.

A ASSUFRGS reitera seu apoio à Professora Gláucia e a todos os esforços para criar um ambiente universitário livre de discriminação e preconceito. Racistas, não passarão!