Notícia

Andifes manifesta Apoio à Proposta de Reestruturação da Carreira do PCCTAE

Após a FASUBRA apresentar ao plenário do Conselho da Andifes a pauta da reestruturação do PCCTAE, nesta quinta-feira (22), a Associação dos reitores manifestaram seu apoio às reivindicações da categoria. “Expressamos, portanto, total apoio à reestruturação do PCCTAE e incentivamos a colaboração construtiva de todas as partes envolvidas. É por meio desse esforço conjunto que fortaleceremos a educação pública e reconheceremos o papel vital dos servidores técnico-administrativos na construção de um Brasil melhor e mais justo”, afirma trecho da manifestação.

Para a Coordenadora-geral da FASUBRA, Loiva Chansis, entretanto “não basta os reitores encaminharem este documento de apoio. É necessário que os gestores das universidades entendam que a categoria está em estado de greve e que a depender do retorno do governo nós estaremos em luta. Que precisamos do apoio dos reitores para liberação para a mobilização, sem assédios e perseguições.”

Confira a íntegra da manifestação da Andifes:

Andifes manifesta Apoio à Proposta de Reestruturação da Carreira do PCCTAE

Os reitores e reitoras das universidades federais brasileiras manifestam apoio à proposta de reestruturação da Carreira do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) apresentada pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil – Fasubra na reunião do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, realizada na manhã dessa quinta-feira (22).

Em 2005, o estabelecimento desse plano reconheceu a importância dos servidores técnico-administrativos em educação das universidades e dos institutos federais. Contudo, compreende-se que a evolução do ambiente educacional demanda a reestruturação da carreira para atender às crescentes demandas da comunidade acadêmica.

A Andifes tem convicção de que a reestruturação do PCCTAE transcende as fronteiras internas das universidades, ecoando por todo o cenário educacional brasileiro. Uma carreira robusta e equitativa para os servidores técnico-administrativos não só impulsiona o crescimento pessoal e profissional desses colaboradores, mas repercute de forma positiva na excelência do ensino, da pesquisa e da extensão, na igualdade salarial e na atratividade do serviço público em sua totalidade.

Expressamos, portanto, total apoio à reestruturação do PCCTAE e incentivamos a colaboração construtiva de todas as partes envolvidas. É por meio desse esforço conjunto que fortaleceremos a educação pública e reconheceremos o papel vital dos servidores técnico-administrativos na construção de um Brasil melhor e mais justo.

Reprodução: Andifes