Exposição fotográfica no Instituto de Artes da UFRGS destaca Festival das Tribos Indígenas de Juruti
Na sexta-feira, 1° de março, às 18h, na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes da UFRGS, inaugura a exposição fotográfica “Juruti – Festival das Tribos”, que reúne o talento do fotógrafo e cineasta paraense, Alexandre Baena.
As imagens capturadas por Baena em 2023 trazem à vida o vibrante Festival das Tribos Indígenas de Juruti, um dos maiores eventos culturais dos povos tradicionais da Amazônia Brasileira. Este festival, também conhecido como Festribal, ocorre anualmente no município de Juruti, no oeste do Pará, resgatando e celebrando a rica cultura indígena da região.
A exposição fotográfica é itinerante, abriu em fevereiro em Brasília e, depois de Porto Alegre, seguirá para o Rio de Janeiro, Salvador, Manaus e Belém e terminará no mês de julho em Juruti, durante as comemorações dos 30 anos do Festribal.
Divididas em catorze telas, a exposição apresenta a essência e a beleza das tribos Mundurukus e Muirapinima, que competiram no Festribal de 2023. Com aproximadamente 800 integrantes cada, as tribos se enfrentaram no Tribódromo, em uma competição emocionante pela conquista do título. Aspectos como evolução, apresentação, música e letra são cuidadosamente avaliados por uma comissão externa, tornando o evento não apenas uma celebração cultural, mas também uma competição de alto nível.
Além de destacar a potencia cultural do Festribal, a exposição também tem como objetivo demarcar o georreferenciamento do festival e fortalecer sua projeção nacional. Uma tela será doada pelo artista para o acervo permanente de cada local que receber a exposição, deixando assim uma contribuição valiosa para a preservação e divulgação dessa importante manifestação cultural.
A exposição promovida em parceria pela Prefeitura Municipal de Juruti, Banpará, Secretaria da Cultura e Secretaria do Turismo do Governo do Pará e Instituto de Artes da UFRGS estará em cartaz até o dia 20 de março, com entrada é franca.