Comando Local de Greve define comissões e agenda dos próximos dias
A 2ª reunião do Comando Local de Greve da ASSUFRGS, ocorreu na tarde desta segunda-feira (18), no Auditório da Sede Centro do sindicato. O encontro teve como pauta central a instalação das comissões do CLG e aprovação de uma proposta de agenda para os próximos dias da greve. A mesa da reunião foi composta pelos colegas Rafael Berbigier, Ricardo Souza e Tamyres Filgueira.
A reunião iniciou com os informes de unidade. Foi consenso entre os colegas de que a greve tem tido uma boa recepção da comunidade universitária, com estudantes e docentes demonstrando apoio. Colegas técnicos também tem demonstrado interesse na mobilização, com adesões fortes em algumas unidades. A preocupação com o registro do ponto também é um ponto em comum entre as unidades da base, o que foi debatido ao longo da reunião.
Comissões do CLG
O Comando Local de Greve da ASSUFRGS terá três comissões, sendo elas:
Comissão de ética – A comissão tem o papel de defender o direito dos técnicos, junto as chefias. Será o meio de campo entre o comando de greve e as direções de unidades. Tem também o intuíto de acompanhar as questões de trabalho essenciais, que dizem respeito à vida, saúde e patrimônio.
Integrantes: Vivian Ayres (Química), Rui Muniz (aposentado), Ricardo Souza (UFCSPA), Glória Tavares (aposentada), Jorge Nogueira (Letras), Caciano Machado (CPD), Gabriel (Divisão de ingresso), Anderson Pereira (Prorext).
Comissão de comunicação -> Responsável por encaminhar materiais para o setor de imprensa. Produção de artes e publicação nas redes sociais.
Integrantes: Marine Quadros (Rádio) – Pedro Xavier (IGEO) – Igor Pereira (Letras) -> Charles Almeida (Secom), Rafael Berbigier (FABICO), Erick Vaz (IGEO), Tamyres Filgueira (Esefid), Frederico Bartz (Arquitetura), Gisele Endres (Fabico).
Comissão de infraestrutura/finança -> papel de garantir a infraestrutura para os atos. Trabalhar junto com o financeiro e coordenação de finanças. Realizar o orçamento de itens.
Integrantes: Antonieta Xavier (aposentada), Ana Maris Carlesso (UFCSPA), Morgana de Marco (UFCSPA, Gilson Santos (Farmácia), Maristela Piedade (Farmácia), José Luís Rockenbach “Neco” (Cepsrm), Helenice Cristaldo (Fabico).
Agenda de greve
O Comando Local de Greve também definiu a agenda dos próximos dias do movimento grevista. O foco será ampliar o debate com os colegas da categoria, visando a conscientização da adesão à greve. Além disso, a agenda irá agregar movimentos junto à comunidade universitária. Confira:
20 /03 (quarta)
09h50min – Plenária sobre a greve dos TAEs da UFRGS, organizada pelos estudantes de letras. + panfletagem (visita as unidades vale)
12h30min -> panfletagem na Escola de Enfermagem
14h – Panfletagem no Campus do Vale da UFRGS (Ponto de encontro CPD)
21/03 (quinta)
09h – Reunião do Comando Local de Greve em frente à FACED.
Tarde – Panfletagem no IFRS PoA e na UFCSPA
15h30min – Seminário virtual sobre situação econômica. Aguarde a divulgação do link.
22 /03 (sexta)
10h – Ato no Campus do Vale em apoio a Jeferson Tenório. Local: Solarium do Instituto de Letras.
Tarde – Panfletagem no vale
Para próxima semana, ficou definido o início da construção de um grande Ato de Rua; a realização de uma nova Assembleia Geral de Greve, desta vez no Campus do Vale, indicativo de ser na terça-feira; contemplar ESEFID, Agronomia, FAVET CLN e demais campi distantes da base, como os campi do IFRS.
Negociações e apoios sobre o registro de ponto
Outro ponto de pauta da reunião do CLG foi a preocupação dos colegas referente ao registro do ponto nos dias de greve. Sobre esse tema o CLG destaca à categoria os seguintes pontos:
- A greve dos TAEs é nacional, com adesão de cerca de 70 universidades e institutos federais de todo o país! Portanto, não estamos sozinhos.
- Os reitores da UFCSPA e IFRS já demonstraram apoio ao movimento. Júlio Xandro, reitor do IFRS, informou em reunião com a Coordenação da ASSUFRGS, que irá instruir os diretores dos campi sobre a não perseguição aos grevistas da instituição. ASSUFRGS terá reunião com a reitora da UFCSPA, Lucia Pellanda, neste sexta-feira (22), porém ela já demonstrou apoio à pauta da categoria.
- A Andifes, o Conif e o Forgepe (Fórum Nacional de Pró-reitores de Gestão de Pessoas), também já demonstraram oficialmente apoio às pautas da categoria. Até o momento nenhum reitor de universidade federal se colocou publicamente contra a greve. Apenas o reitor interventor da UFPB ameaçou de corte os grevistas, mas logo voltou atrás após pressão dos servidores e informou que não cortará nenhum ponto. Portanto, a mobilização se mostra forte nacionalmente e com amplo apoio das entidades que representam os gestores e dos próprios reitores!
- É importante frisar ainda que a negociação sobre o ponto se dará em nível nacional, via Fasubra, MGI e MEC.
- A comissão de ética estará atuando para que não haja perseguição e muito menos corte de ponto! Estamos em contato direto com os diretores de unidade para esclarecer sobre o movimento grevista.
- Colegas que enfrentem problemas ou tenham dúvidas em relação ao registro do ponto devem entrar em contato com a comissão de ética do CLG.
- A ASSUFRGS conta com uma assessoria jurídica que se coloca à disposição do movimento grevista para emitir pareceres e apoiar qualquer integrante da comunidade universitária que venha a sofrer perseguição por apoio ao nosso movimento.
- CLG solicitou à reitoria da UFRGS uma reunião para falar sobre a greve.
- Contato com o CLG pode ser solicitado via e-mail: secretaria@assufrgs.org.br ou via representante sindical de sua unidade. Confira a lista aqui.
Galeria de Fotos