Porto Alegre sediará a 1ª Conferência Internacional Antifascista do país, nos dias 17 a 19 de maio

A capital gaúcha sediará, nos dias 17, 18 e 19 de maio, a 1ª Conferência Internacional Antifascista do país. O evento reunirá políticos, pensadores, militantes e ativistas de movimentos sociais de vários países para debater o enfrentamento à extrema direita e ao fascismo no Brasil e no mundo.

O evento está sendo coordenado pelos presidentes municipais do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Laura Sito e Roberto Robaina, respectivamente, pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), PCdoB, com apoio da ASSUFRGS Sindicato e um amplo quadro de entidades, coletivos e representações da sociedade. O apoio da ASSUFRGS na construção da conferência se deu em Assembleia Geral de Greve da categoria no mês de abril.

Marcha de abertura e programação 

A 1ª Conferência Internacional Antifascista será aberta oficialmente em 17 de maio (sexta-feira), às 18h, com uma marcha a partir do Largo Glênio Peres, no Centro Histórico de Porto Alegre. Os painéis ocorrerão ao longo do sábado (18) e do domingo (19), quando se encerram as atividades. 

A programação ainda está em construção, mas já estão definidos seis eixos temáticos principais, além de atividades autogestionadas, sugeridas e organizadas espontaneamente e com diversas abordagens temáticas.

Entre os nomes já confirmados estão o escritor Jeferson Tenório, autor do livro “O Avesso da Pele”, que recentemente foi alvo de tentativa de censura por parte de secretarias de Educação, além de pesquisadores do Brasil e do exterior.

Inscrições gratuitas e programação no site do evento: antifas.org

* Com informações do CPERS Sindicato e Brasil de Fato RS