Moção de repúdio à omissão da reitoria sobre estado de calamidade no RS

O Rio Grande do Sul enfrenta estado de calamidade pública em razão dos eventos climáticos e das chuvas intensas que iniciaram na segunda-feira (29). Tal cenário não é novidade, visto que a situação vem sendo amplamente divulgada pelos meios de comunicação e pelos órgãos ligados à meteorologia e defesa civil, além das ocorrências semelhantes no ano passado.

Ignorando as orientações da defesa civil, da prefeitura e do estado, a Reitoria manteve-se em silêncio até a tarde de hoje.

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul, repetidamente nomeada como a melhor do país pela qualidade de sua produção científica e atuação junto à sociedade, tem a prerrogativa de ser vanguarda na defesa da população, e deveria suspender previamente suas atividades presenciais, garantindo a segurança de sua comunidade e servindo de exemplo a toda a sociedade.

Entretanto, a administração novamente se omite e demora a orientar a comunidade acadêmica. Faz-se urgente a criação de uma comissão para avaliar tais situações e tomar decisões pela segurança dos servidores docentes e técnicos-administrativos em educação, discentes e colegas terceirizados.

Comando Local de Greve da ASSUFRGS