Força-tarefa da UFRGS auxilia o DMAE na contenção da cheia do Guaíba

Desde o dia 8 deste mês, um grupo de trabalho composto por 35 trabalhadores, entre professores, engenheiros, e técnicos de três unidades da UFRGS: Instituto de Matemática e Estatística (IME), Escola de Engenharia e Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH), tem auxiliado o DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgoto de Porto Alegre) a encontrar soluções técnicas para mitigar os efeitos da devastadora enchente.

A ação conta ainda com o apoio das empresas Catfish Engenharia e Painel de Preços da Construção, atendendo em três frentes de trabalho. A Engenharia Elétrica concentra-se nas análises e orientações de procedimentos para religar os motores e bombas que ficaram submersos, enquanto a Hidráulica visa auxiliar nas necessidades para possibilitar drenar as casas de bombas ainda inundadas com o uso de ensecadeiras e bombas externas. Já a Engenharia Civil oferece suporte na análise estrutural das unidades, que estão sob grande estresse. Além dessas atividades, o grupo colabora com o DMAE na identificação de fornecedores para equipamentos essenciais, como disjuntores e quadros elétricos, grupos geradores e serviços de secagem de motores.

É mantido contato constante com os técnicos do DMAE, possibilitando o auxílio e a consultoria técnica na medida que as demandas vão surgindo. Este esforço conjunto ressalta a importância da colaboração entre instituições acadêmicas e órgãos públicos para enfrentar desafios emergenciais e garantir o funcionamento adequado das infraestruturas urbanas.

Fonte: Escola de Engenharia da UFRGS

Foto: Miguel Noronha/Enquadrar/Estadão Conteúdo