GREVE: Em nova reunião, proposta do governo segue com 0% de reajuste em 2024, sem avanços significativos
Passados 32 dias da última reunião negocial com os Técnico-Administrativos em Educação, o Governo Lula realizou nesta terça (21/05) a 5ª Reunião da Mesa Específica e Temporária da Carreira TAE. A nova proposta do governo segue prevendo reajuste de 0% para 2024, mantém os 09% para 2025 e aumentou de 3,5% para 5% o reajuste previsto para 2026. Tirando essa mudança mínima, não houve avanços.
Proposta aos TAEs
Na proposta apresentada* nesta terça (21/05), o Governo Federal apresentou (em resumo):
- Lateralização da malha salarial/tabela;
- Proposta de reajuste de 9% para janeiro de 2025 e 5% em maio de 2026 – manutenção da ausência de reajuste para 2024;
- Manutenção das 5 classes, com porcentagens de remuneração referenciadas no nível E1, da seguinte forma: nível A 35%; nível B 40%; nível C 50%, nível D 61%;
- Discussão com MEC da concessão do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) aos TAEs.
- Manutenção dos steps em 3,9%;
*O governo ainda não enviou o documento com a proposta na íntegra à Fasubra
Em frente ao local da reunião, grande número de grevistas acompanhou os informes. O ambiente era de indignação com a postura do governo Lula, que segue sem valorizar os servidores da educação federal. Entre as palavras de ordem, grevistas pediram que o presidente Lula assuma as negociações. No encontro, José Lopez Feijóo, Secretário de Relações de Trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), chegou a afirmar que esta era a última proposta do governo e que as negociações encerrariam ao final deste mês. A afirmação do representante do ministério foi mal recebida pelos grevistas, sendo encarada como uma postura antissindical. “Cabe aos TAEs decidir quando a greve acaba e não o governo!”, pontuou Loiva Chansis, Coordenadora da Fasubra Sindical.
A greve continua! O teor das propostas será debatido pelo Comando Nacional de Greve da Fasubra e descerá para as bases, que por sua vez irão debater em Assembleia Geral de Greve a proposta do governo federal. O Comando Local de Greve da ASSUFRGS deve analisar a proposta ainda nesta quarta-feira (22).
Confira o vídeo com os informes logo após a reunião: