Após enchente, Escola de Administração da UFRGS inicia limpeza do prédio e avaliação de danos
No início desta semana, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realizou uma reunião para discutir a reconstrução do prédio da Escola de Administração, recentemente afetado por uma inundação. A unidade está localizada na Rua Washington Luiz, no Centro Histórico de Porto Alegre, RS.
Durante o encontro, foi fornecida uma atualização sobre os trabalhos iniciais de limpeza realizados no último fim de semana, que incluíram a remoção do barro contaminado das instalações da EA. Procedimentos adicionais de descontaminação e limpeza regular estão em andamento durante a semana, com o objetivo de garantir o acesso mais seguro aos espaços. Ainda não há prazo definido para o retorno das atividades nesta unidade.
Além disso, foi discutida a avaliação dos danos na parte elétrica do prédio. Há uma alternativa de reposição de subestação em estudo, organizada pela SUINFRA, caso necessário.
A administração central da universidade informou que o financiamento das obras e a reposição de equipamentos eletrônicos e mobiliários será coberto pela Universidade, sendo assegurando os recursos necessários para todas as reformas.
Etapas de limpeza e avaliação de danos
Ao longo da semana, o Setor de Infraestrutura da Escola de Administração tem recebido equipes de empresas especializadas para atuarem em diferentes etapas de limpeza e descontaminação das instalações atingidas pelas enchentes. Igualmente está sendo realizada a avaliação de danos em bens e mobiliário da unidade e a atuação de equipes de eletricistas para a avaliação e reparo da subestação elétrica. Diferentes equipes da SUINFRA – Superintendência de Infraestrutura e da PROPLAN – Pró-Reitoria de Planejamento e Controladoria da UFRGS, como o Departamento de Patrimônio e Almoxarifado Central, têm acompanhado os levantamentos e a execução de serviços.
Nesta terça e quarta-feira, 21 e 22 de maio, em termos sanitários, instalações do andar térreo passaram por jateamento e sanitização e foi iniciada por equipes da EA a separação de bens inservíveis, incluindo o início de uma triagem para avaliação do impacto da inundação no acervo da biblioteca.
Além disso, alguns equipamentos como aparelhos de ar-condicionado que estão em funcionamento, serão retirados e sanitizados, para serem posteriormente colocados em uso e está sendo formada uma equipe de marcenaria para a verificação de danos no piso de salas de aula atingidas.
Fonte: EA UFRGS
Galeria de Fotos