Vitória da PARIDADE! CONSUN UFRGS aprova assento eleitoral com peso igual às categorias
Depois de 08h30min de reunião, realizada ao longo desta sexta-feira (24), a maioria do CONSUN UFRGS reafirmou e aprovou que a consulta à reitoria em 2024 seja de forma paritária.
VOTAÇÃO:
A FAVOR: 50
CONTRÁRIO: 10
ABSTENÇÃO: 2
Com essa decisão, pela primeira vez na universidade, estudantes, técnicos e professores terão o mesmo peso de voto na escolha para a próxima gestão da reitoria.
“É um momento histórico que consagra uma luta de décadas da nossa categoria de técnicos administrativos em educação, dos discentes e dos docentes. É um passo fundamental para a democratização da UFRGS e uma resposta contundente à intervenção autoritária que recaiu sobre nós com a intervenção bolsonarista. A UFRGS se prepara para um novo tempo, superando entraves autocráticos dos períodos anteriores e aponta do que é possível e necessário mudar, valorizando a contribuição dos segmentos da comunidade acadêmica”, destaca Charles Almeida, representante TAE na Comissão do Assento Eleitoral, junto às colegas Ângela Fernandes e Vivian Ayres.
“Foi uma grande conquista, após tantos anos de debate e de uma reunião que durou horas. Agora, precisamos garantir a efetivação desse importante passo rumo à democracia interna e seguir avançando”, celebra a representante TAE, Tatiana Calvete.