GreveGreve 2024Notícia

Cozinha Solidária organizada pela greve dos técnicos da UFRGS, UFCSPA e IFRS encerra atividades com mais de 12 mil refeições entregues

Os servidores em greve da UFRGS, UFCSPA e IFRS encerram neste domingo (16) as atividades da Cozinha Solidária da Assufrgs. Em ação desde o dia 07 de maio na sede centro do sindicato, a iniciativa entregou um total de 4.500 marmitas entre almoço e janta e 4.000 sanduíches. A cozinha solidária foi concebida pela servidora Técnica em Alimentos e Lacticínios nos Laboratórios de Alimentos da UFCSPA, Morgana De Marco. “A ideia surgiu por necessidade. Inicialmente atuei como voluntária em outras cozinhas, que fecharam por falta de luz e de água. Inicialmente tínhamos uma demanda de 64 marmitas e essa produção foi aumentando conforme o voluntariado também, tendo estudantes, servidores e amigos. No auge dos trabalhos, a produção chegou a 400 marmitas diárias.”

As refeições foram destinadas a abrigos nas comunidades da Mário Quintana e Morro Santana, pessoas desassistidas pelos governos municipal, estadual e federal. O dinheiro para custear as marmitas veio da solidariedade, sendo doado por pessoas e sindicatos de todo o Brasil, via pix; de cestas básicas e gás recebidos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); e de pães produzidos e doados pelo curso de gastronomia da UFCSPA.

“Ficamos muito felizes, enquanto Assufrgs, de conseguir oferecer esse tipo de suporte. A gente sabe que tem muita gente precisando ainda, mas a gente já começa a ter também uma diminuição na quantidade de voluntários pelas suas próprias atividades. A ASSUFRGS agradeça todos os voluntários que nos ajudaram aqui nessa cozinha e vamos continuar ajudando quem precisa agora em novas frentes”, destaca o Coordenador-geral da ASSUFRGS, Gabriel Focking.

“A nossa greve continua! A gente transformou a nossa grande greve em solidariedade, mas seguimos mobilizados em greve até que o governo nos ofereça uma proposta que a gente possa considerar como decente”, finaliza Focking. Nacionalmente, a greve dos servidores Técnico-Administrativos em Educação ocorre desde o dia 11 de março, com adesão de mais 60 universidades federais e mais de 50 Institutos Federais. No Rio Grande do Sul, a greve começou no dia 18 de março, mas mudou radicalmente seu caráter a partir das enchentes, quando se tornou uma greve solidária.

Vídeos da Cozinha Solidária