Assembleia Geral encerra greve na UFRGS, UFCSPA e IFRS, com retorno ao trabalho dia 02. Aprovado estado de greve na UFRGS pela garantia da paridade na consulta à reitoria

Em Assembleia Geral de Greve da ASSUFRGS, realizada na manhã desta segunda-feira (01), os servidores Técnico-Administrativos em Educação da UFRGS, UFCSPA e IFRS decidiram pelo encerramento da greve da categoria iniciada em 18 de março. A Assembleia ocorreu no Salão Nobre da UFCSPA e contou com mesa composta por Jennifer Maciel Ribeiro, Ricardo Souza e Santiago Alves Castro.

A decisão ocorre após a Fasubra, federação da categoria, assinar o acordo de greve com o governo federal no dia 27 de junho, leia a íntegra aqui. Ao longo das intervenções, foi consenso entre os colegas que, mesmo longe de contemplar todas as demandas da categoria, o acordo significa uma vitória do movimento paredista! A greve encerra, porém a mobilização permanece para fiscalizar que todos os pontos do acordo sejam devidamente cumpridos nos prazos estipulados. Seguimos na luta!

Encaminhamentos:

• Encerramento da greve na UFRGS, UFCSPA e IFRS com retorno ao trabalho no dia 02 de julho de 2024.
  • Estado de Greve na UFRGS pela garantia da consulta paritária com indicativo de ato em defesa da paridade na sessão do Consun da UFRGS na sexta-feira, 05, com indicativo de greve para o dia 08 de julho. Aprovado por ampla maioria com 03 abstenções e 01 voto contrário.
  • Estado de mobilização e estado de greve na UFRGS, UFCSPA e IFRS conforme calendário de reuniões dos GTs e mesas temáticas referentes aos termos do acordo da greve. Aprovando por ampla maioria, com 01 abstenção.
  • Construção do GT para tratar junto às reitorias e chefias diretas a respeito do retorno ao trabalho e do acordo de reposição de atividades. GT será composto pela coordenação do sindicato, Conselho de Representantes, assessoria jurídica e os seguintes membros: Santiago, Mariana, Pedro, Jorge, Vivian, Igor, Caciano, Jennifer, Romulo, Maristela, Silvio e Rui.
  • Retomada dos trabalhos do GT Carreira, para analisar os impactos do Acordo de Greve.
  • Aprovação do balanço financeiro parcial do Fundo de Greve, apresentado pela Comissão de Infraestrutura do Comando Local de Greve. Assembleia determinou que informações estarão abertas a todos os colegas filiados que solicitem acesso.

Retorno ao trabalho

Atenção colegas, conforme cláusula décima quarta do acordo de greve com o governo federal, a compensação do trabalho se dará com a “reposição de atividades represadas, conforme plano de trabalho a ser pactuado entre as entidades representativas da categoria e sua instituição”. Portanto, nenhuma chefia poderá impor um plano de compensação de trabalho antes de ser pactuado entre sindicato e instituição.

O Grupo de Trabalho que acompanhará a retomada está disponível para auxiliar colegas que enfrentem algum tipo de problema na retorno ao trabalho. O contato com o GT deverá ser realizado através do e-mail: secretaria@assufrgs.org.br

Confira abaixo o acordo de greve: